Seminário destaca Macaé como referência em Educação Inclusiva
2019-09-17 15:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: João Barreto / Arquivo SECOM
Seminário acontece no Auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária
O seminário acontece no auditório Cláudio Ulpiano, no Bloco A, da Cidade Universitária, que tem capacidade para 180 pessoas sentadas e ficou lotado também de pessoas em pé dentro e fora do espaço para acompanhar os debates. O tema deste ano é “Tecendo Práticas Intersetoriais” e faz parte da formação continuada para os profissionais da Educação e a comunidade. O seminário é realizado pela Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de conscientizar, mobilizar e fortalecer as ações que integram os direitos à educação, saúde, assistência social e outros.
“Vocês que trabalham com esses alunos realmente precisam ser apaixonados pelo que fazem todos os dias. É um trabalho muito importante e fruto de união e parceria para acolhermos os alunos como eles precisam e merecem com dedicação, cuidado e, sobretudo, respeito. Eles são a prioridade da nossa rede e temos conseguido oferecer atendimento de qualidade a eles sempre buscando ações e parcerias que levam às práticas adequadas”, disse o secretário de Educação Guto Garcia. Ele lembrou que o município deu um salto de 180 alunos com necessidades especiais para os atuais 1.200 num curto período de tempo, nos últimos cinco anos.
Para esse atendimento, além de equipes multidisciplinares e atendimento intersetorial, o município conta com salas de recursos multifuncionais como a que funciona na Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez que expôs os trabalhos dos alunos durante o seminário. “O aluno com deficiência precisa da Educação integrada com a saúde, a cultura, o social, enfim, é importante que ele seja visto como um todo, daí a necessidade das estratégias de gestão baseadas na articulação das diferentes áreas da administração com todas as esferas”, destacou a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro.
“As grandes mudanças nesta questão são culturais e internas para uma Educação Inclusiva de fato. Macaé está de parabéns porque muito já avançou em suas ações. Este olhar para a Educação Inclusiva leva o assunto para o campo do Direito uma vez que trata dos direitos humanos. É um tema profundo que necessita de olhar o próximo com percepção de humanidade. Nesse cenário entram as políticas públicas necessárias promovidas por servidores, nos vários órgãos, e a necessidade do diálogo com o Judiciário. Esta intersetorialidade á a comunicação que leva a conciliar a diferença desse aluno com o princípio da igualdade, para garantir a condição de conforto e autonomia a ele em suas necessidades”, explicou a procuradora do município, presidente da Comissão de Legislação e Normas, Ilce Beraldi.
Ela enfatizou que as barreiras precisam ser rompidas em questões políticas, culturais, sociais, pedagógicas e outras para que a Educação Inclusiva atinja o seu objetivo de avaliação desses alunos dentro do que pregam os direitos humanos. “Somos todos promotores da mudança de comportamento necessária e este seminário é um grande passo neste sentido. A capacitação é muito importante e Macaé vem promovendo de maneira intensiva e com motivação”, acrescentou. A banda de música da Secretaria de Educação animou a abertura do evento. O evento ocorre em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG).
Setembro Verde – O seminário aborda “A Atuação dos Conselhos na Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, “Como eu faço...”, “Desafios na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, “Diálogo Inclusivo” e “Direitos Educacionais”. Chama a atenção para o “Setembro Verde” criado por movimentos sociais para envolver a sociedade na inclusão e a diversidade na defesa dos direitos e cidadania. O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é marcado em 21 de setembro, instituído em 1982 e oficializado em 14 de julho de 2005 pela lei nº 11.133. O IV seminário foi realizado também em 17 de setembro do ano passado.
A rede pública municipal de ensino de Macaé oferece 51 Salas de Recursos Multifuncionais e 10 Salas de Apoio Pedagógico Específico (APE). São ainda duas escolas polos para a educação de deficientes auditivos – a Joffre Frossard, de 1º ao 5º anos, e Ancyra Gonçalves Pimentel, de 6º ao 9º anos. As duas unidades oferecem a Educação Bilíngue com a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e contam com salas de recursos no contraturno. A Escola Municipal Lions, no bairro da Glória, possui atendimento especializado dentro da Educação Inclusiva e também funcionam unidades na Nova Holanda, Parque Aeroporto e outras.
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