sexta-feira, 20 de novembro de 2015

V ENCONTRO DO PATRIMÔNIO FLUMINENSE, REALIZADO EM QUISSAMÃ, REUNIU ATRAÇÕES DA CULTURA REGIONAL

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O EVENTO CONTOU COM DEBATES, MOSTRA DE FILMES, APRESENTAÇÃO DE JONGO, ENTRE OUTROS

Foto: Grazielle QueirósV Encontro do Patrimônio Fluminense - Foto: Grazielle QueirósO V Encontro do Patrimônio Fluminense, realizado em Quissamã no período de 12 a 14 de novembro, foi marcado pela diversidade. Em três dias, o público pode aproveitar uma série de atrações voltadas para cultura regional. Ocorreram debates, mostras de filmes, apresentação de música, exibição do jongo mirim, contação de histórias, danças típicas, entre outros.
Na noite de sexta-feira (13), os jovens Elias Ribeiro de Souza, Elaine Queiroz Santos e Ketelen Nascimento Carvalho, alunos do primeiro ano de eletromecânica do Campus Quissamã, que representam o Coro Sistêmico do IFF – Instituto Federal Fluminense, foram os responsáveis pela abertura do evento. Regidos pelo instrutor Erwin Wagner, cantaram uma cantiga que os trabalhadores da roça entoavam na labuta.
A bucólica fachada do cinema, localizado na Vila Operária do Engenho Central, serviu de telão para a reprodução do documentário “O Gancho”. O local, que nos áureos tempos de funcionamento da usina servia de ponto de encontro, recebeu o pré-lançamento do filme que conta a história do centenário da Banda Musical União Quissamaense. Os instrumentistas encerraram à noite com música clássica e hits da MPB.
Já no sábado (14), dia do término do evento, o palco escolhido foi a Fazenda Machadinha. Pela manhã, foi realizada uma mesa redonda com o tema: Gestão do Território e Proteção do Patrimônio, que contou com a participação da Rosemary Ribeiro da Colônia Z-27, Deborah Bronz, Pesquisadora, Claudia Bove, Professora da UFRJ e do Marcelo Pessanha, Chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Teve ainda contação de história, exibição do Jongo mirim e um delicioso almoço preparado pelas moradoras da localidade. A noite, a Casa de Mato de Pipa abriu as portas com a exposição “Quissamã, sua história, sua origem”, com direito a apresentação musical de Rúben Pereira, palestra sobre “A importância das ONG's na preservação do patrimônio fluminense” e lançamento da “Quinta do Queirós”.
O Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos, falou sobre a importância do evento. ““Foi uma alegria muito grande para Quissamã sediar o V Encontro de Patrimônio Fluminense, pois tivemos a oportunidade de apresentar a representantes de vários municípios, o potencial do patrimônio cultural, material e imaterial da nossa cidade, onde recebemos vários elogios pela ótima recepção e acolhimento durante toda a preparação e execução do evento. Aproveito para agradecer as secretarias e coordenadorias que contribuirão para o sucesso deste encontro”, disse.

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário