V ENCONTRO DO PATRIMÔNIO FLUMINENSE, REALIZADO EM QUISSAMÃ, REUNIU ATRAÇÕES DA CULTURA REGIONAL
O EVENTO CONTOU COM DEBATES, MOSTRA DE FILMES, APRESENTAÇÃO DE JONGO, ENTRE OUTROS
Na noite de sexta-feira (13), os jovens Elias Ribeiro de Souza, Elaine Queiroz Santos e Ketelen Nascimento Carvalho, alunos do primeiro ano de eletromecânica do Campus Quissamã, que representam o Coro Sistêmico do IFF – Instituto Federal Fluminense, foram os responsáveis pela abertura do evento. Regidos pelo instrutor Erwin Wagner, cantaram uma cantiga que os trabalhadores da roça entoavam na labuta.
A bucólica fachada do cinema, localizado na Vila Operária do Engenho Central, serviu de telão para a reprodução do documentário “O Gancho”. O local, que nos áureos tempos de funcionamento da usina servia de ponto de encontro, recebeu o pré-lançamento do filme que conta a história do centenário da Banda Musical União Quissamaense. Os instrumentistas encerraram à noite com música clássica e hits da MPB.
Já no sábado (14), dia do término do evento, o palco escolhido foi a Fazenda Machadinha. Pela manhã, foi realizada uma mesa redonda com o tema: Gestão do Território e Proteção do Patrimônio, que contou com a participação da Rosemary Ribeiro da Colônia Z-27, Deborah Bronz, Pesquisadora, Claudia Bove, Professora da UFRJ e do Marcelo Pessanha, Chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Teve ainda contação de história, exibição do Jongo mirim e um delicioso almoço preparado pelas moradoras da localidade. A noite, a Casa de Mato de Pipa abriu as portas com a exposição “Quissamã, sua história, sua origem”, com direito a apresentação musical de Rúben Pereira, palestra sobre “A importância das ONG's na preservação do patrimônio fluminense” e lançamento da “Quinta do Queirós”.
O Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos, falou sobre a importância do evento. ““Foi uma alegria muito grande para Quissamã sediar o V Encontro de Patrimônio Fluminense, pois tivemos a oportunidade de apresentar a representantes de vários municípios, o potencial do patrimônio cultural, material e imaterial da nossa cidade, onde recebemos vários elogios pela ótima recepção e acolhimento durante toda a preparação e execução do evento. Aproveito para agradecer as secretarias e coordenadorias que contribuirão para o sucesso deste encontro”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário