quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

 Marilena Garcia assume a

PMM pela quinta vez


Por 20 dias e pela quinta vez ao longo do segundo mandato do prefeito Riverton Mussi (PMDB), a vice-prefeita Marilena Garcia (PT) vai comandar a Prefeitura de Macaé. O desafio de administrar a Capital do Petróleo, mesmo que por um período curto, foi o tema principal da entrevista coletiva concedida por ela no gabinete na manhã de ontem, 10.

Entre os assuntos destacados pela petista, dois ganharam e serão, segundo ela, a pauta principal das ações no período em que substitui a Riverton: a ocupação social nas Malvinas, agora que a comunidade foi pacificada através da política de segurança pública do Estado através da PM, e a vigilância constante em pontos considerados mais críticos na cidade, por causa das chuvas que caem em Macaé e região.

Com relação a ocupação social, a agora prefeita anunciou a mobilização e participação de ao menos oito secretarias nas ações, entre elas, Educação, Saúde, Trabalho e Renda e Ciência e Tecnologia. A idéia, de acordo com Marilena, é que o município promova cidadania reocupando um espaço que há anos foi esquecido pelo poder público.


“Por ser a quinta vez que assumo interinamente a chefia do Executivo, sei com quem posso contar nesse trabalho de ocupação social que vamos iniciar”, disse, fazendo alusão a secretários municipais que são importantes agentes no processo que Macaé passa a viver agora.


Aliás, Marilena fez questão de frisar o sucesso da política de segurança que Macaé vem adotando e tem como modelo o Rio de Janeiro, onde o governador Sérgio Cabral (PMDB) tem tido grandes avanços e mudado a cara da capital fluminense nos últimos anos com a pacificação de comunidades historicamente dominadas pelo tráfico de drogas, casos do Alemão e da Rocinha.


Marilena apresentou um plano de ação para as próximas três semanas. Nele, constam visitas a Petrobras e a Usina Termelétrica do Norte Fluminense. O objetivo, ainda segundo a petista, é estreitar os laços do governo municipal com a iniciativa privada que mudou o perfil da cidade da década de 70 para cá.

Macrodrenagem
A prefeita em exercício destacou também o sucesso das obras contra alagamentos em Macaé. Marilena fez questão de frisar que todo o Estado do Rio vem sofrendo com fortes chuvas e chegou a dizer que “faltam apenas 30% para se comemorar o êxito total do projeto”. Para atestar o que ela disse, basta lembrar que a região, no fim de semana, foi castigada pelos temporais. Macaé chegou a registrar em 10 horas, 70% do volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro.


A petista, então, ressaltou o compromisso de Riverton com o fim das enchentes na cidade, através do investimento de quase R$ 300 milhões no projeto Água Limpa, do programa Planejando Macaé. “Apesar das fortes chuvas, Macaé registrou poucos problemas. Antes, lugares que inundavam com uma hora de temporal, não registraram alagamentos. Ou ainda: os bairros que tiveram ruas cheias, rapidamente viram escoar a água”, elencou.


Perguntada sobre o fato de, como vice, ter bom destaque – o que não é comum na maioria das composições políticas – Marilena afirmou que o espaço que tem no governo se deve a duas coisas: ao pacto de lealdade por Macaé que tem com Riverton, baseado na fidelidade do prefeito em cumprir sua palavra; e, ainda, ao fato de ser alguém comprometida com o município.


“Em 20 dias, apesar de ser um período curto, é possível dar minha cara às ações”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário