sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Vice-prefeita participa de solenidade no 94º aniversário do 8° BPM

Durante o evento, a Polícia Militar inaugurou a nova sala de operações da unidade.
Por: Edson Cordeiro/ Leonardo Pedrosa (Estagiário) - Foto: Hellén Souza - 30/08/2018 - 16:28:44
Nesta quinta-feira (30), a vice-prefeita Conceição SantAanna participou de uma solenidade ecumênica que encerrou a programação em comemoração do 94º aniversário do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Campos e abrangência no Norte Fluminense. Após o ato, que além de autoridades militares e religiosas, reuniu também representantes de entidades civis, foi servido um café da manhã de confraternização. Na ocasião, foi inaugurada a nova sala de operações do Batalhão.

– Parabenizo o Batalhão e sua equipe pelos 94 anos desta unidade e todos os homens e mulheres que dioturnamente prestam relevantes serviços à comunidade, colocando a vida deles em risco no combate ao crime — disse a vice-prefeita, que entregou um certificado de agradecimento a um colaborador de um projeto social realizado pelo Batalhão.

Para o comandante 8º BPM, tenente-coronel Fabiano Santos, só restam elogios ao efetivo que, além de Campos, atua também em São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra: “A sociedade precisa muito dos serviços que prestamos. Nós, campistas, podemos ter certeza: estamos muito bem servidos pelos profissionais que aqui trabalham, comprometidos com a causa pública e a segurança. Precisamos ter garantido nosso direito de ir e vir. É uma grande alegria comemorar os 94 anos deste Batalhão, um dos mais antigos do estado”, disse.

As comemorações foram iniciadas na terça-feira (28), com uma apresentação de Muay Thai na sede da corporação; na terça (29), foi realizado um torneio de futebol, seguido de um almoço. O Batalhão também reuniu voluntários para doação de sangue.

O que viria a ser o 8° Batalhão da PM foi criado no município de Niterói, em 30 de agosto de 1924, como 2º Batalhão de Caçadores. Em 15 de março de 1934, foi transferido para Campos e acabou se tornando 2º Batalhão de Polícia no início dos anos 1960. Com a criação do antigo Estado da Guanabara, a partir do desmembramento da área da capital do Estado do Rio de Janeiro, entre 1960 e 1975, a unidade se transformou no 8º Batalhão de Polícia Militar.

Nova Sala de Operações – Também no encerramento das comemorações, foi inaugurada a nova Sala de Operações do Batalhão, onde chegam as informações e denúncias da comunidade, via telefone, para que as equipes na rua sejam acionadas, através de mensagens de rádio. Em espaço mais amplo e confortável, com seis terminais telefônicos, em substituição aos três antigos, a sala ganhou o nome do subtenente Henrique Laurindo de Carvalho, que morreu em acidente de trânsito há menos de dois anos.

— Há pelo menos 20 anos a equipe da sala de rádios trabalha com equipamentos que pouco mudaram. Esse era um grande desejo e agora as condições serão bem melhores. E deixamos pronto na nova sala, o cabeamento para instalar o sistema digital de comunicação, para dar evitar que os criminosos entrem na frequência e saibam da movimentação policial. E quanto à homenagem ao subtenente Laurindo, nada mais justo, pois tratava-se de um policial exemplar, que soube honrar as tradições deste batalhão — completou o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário