domingo, 2 de fevereiro de 2020


Vila Velha reduz em 12% número de acidentes de trânsito com vítimas fatais


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão/Fabricio Lima
Criado: 02 de fevereiro de 2020

Vila Velha é o único município da Grande Vitória e um dos poucos no Estado a registrar uma redução nos índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais em 2019. No período, a cidade registrou 44 acidentes com óbitos, uma redução de seis mortes a menos em relação a 2018, uma percentual de 12%.

No ranking geral, o Estado registrou um acréscimo de 8,6%, com 806 óbitos contra 742 do ano anterior. Na Região Metropolitana, o índice de mortes também subiu: 7,9%, passando de 215 para 232. Mas, Vila Velha e Colatina foram os únicos municípios, entre os dez com mais acidentes, que reduziram índices.

Do total, os acidentes fatais com motos representam 45,8% da fatia total das ocorrências registradas no Estado, que vitimaram 369 pessoas. As colisões, por sua vez, aparecem em segundo com 33,7% das ocorrências e 272 vítimas, seguida pelos atropelamentos com 20,5% dos índices, 165 óbitos. Os homens representam 85% no universo registrado contra 15% de mulheres.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior, atribuiu a redução dos acidentes a várias fatores. “O município investiu pesado na engenharia de trânsito, principalmente na semafórica, com equipamentos de Led, de policarbonato, quase sem falha no funcionamento, além da adoção da fiação subterrânea, investimentos em nobreaks, fiação nova e na sinalização horizontal e vertical”, elencou.

E continuou: “Também investimos muito na educação para que o trânsito seja cada vez mais seguro e as pessoas se conscientizem de que o comportamento delas é fundamental na construção de um trânsito mais humano e seguro, além do trabalho de fiscalização por câmeras, que funcionam como inibidor para o cometimento de infrações, como o avanço de semáforos, uso de equipamentos obrigatórios e de celular que é um dos principais motivos do desvio de atenção e de acidentes”, completou.

Os números foram divulgados pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário