terça-feira, 12 de maio de 2020

Manaus entrará em Situação de Emergência por conta de confirmação do Covid-19

O prefeito Arthur Virgílio Neto vai decretar Situação de Emergência em Manaus diante da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, na capital amazonense, anunciada pelas equipes de vigilância epidemiológica municipal e estadual, nesta sexta-feira (13/3).


“Isso vai facilitar nossas tratativas com o Ministério da Saúde e no que seja necessário para nos prepararmos, efetivamente, para essa batalha”, disse o prefeito. O decreto já está sendo elaborado e será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias. A medida auxilia, ainda, nos efeitos da recessão econômica causada pela pandemia.

“Recomendamos que se evite a realização de eventos e reuniões com muitas pessoas. As aulas ainda não serão suspensas, por hora, não há essa necessidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que participou de uma coletiva de imprensa na sede do governo do Estado. Ele também informou que serão indicadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para referenciar os pacientes suspeitos.

O primeiro caso confirmado em Manaus é de uma mulher de 39 anos, que veio de Londres, Inglaterra, no dia 11 e, no dia 12, procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19. A paciente está estável e sem febre, sendo monitorada em domicílio. Equipes de vigilância epidemiológica municipal e estadual monitoram pessoas que tiveram contato com a paciente.



Outras medidas
De maneira emergencial, a Prefeitura de Manaus cancelou a edição do projeto itinerante “Prefeitura + Presente”, que seria realizado neste sábado, 14, no bairro Japiim, zona Sul. Além disso, estão canceladas as bandas e blocos do Carnaval de Rua, que contam com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e que seriam realizadas neste sábado, 14, e domingo, 15.

Já em relação aos espaços culturais, como o Centro Cultural Óscar Ramos e o Museu da Cidade de Manaus, o funcionamento permanece normal no momento. Aparelhos interativos compartilhados pelo público, no entanto, como óculos de realidade virtual, não terão uso permitido.

Se houver necessidade, outras medidas emergenciais de prevenção serão adotadas pelo município.

Texto – Rômulo Araújo e Alita Falcão / Semcom
Fotos – Mário Oliveira / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmLXk26j

Nenhum comentário:

Postar um comentário