domingo, 23 de agosto de 2020

 

Rodas (1993).  “Esses meninos estavam apenas rolando de cena em cena na frente das câmeras”, diz Hudnall.  “Raramente peço a alguém para posar.  Eu apenas tento interpretar a situação que me é apresentada. ”
Rodas (1993). “Esses meninos estavam apenas rolando de cena em cena na frente das câmeras”, diz Hudnall. “Raramente peço a alguém para posar. Eu apenas tento interpretar a situação que me é apresentada. ”
 
Earlie Hudnall Jr. — PDNB
6 DE AGOSTO DE 2020, 6:32 AM EDT

euong antes da morte de George Floyd , Earlie Hudnall Jr. estava fotografando o bairro onde Floyd cresceu. O Terceiro Distrito de Houston, como muitos enclaves Negros, sofreu os efeitos de longo prazo do racismo e da desigualdade sistêmicos. Mas Hudnall, que documentou vários bairros historicamente negros em Houston por mais de 40 anos, não se concentra nas agruras da pobreza. Em vez disso, suas fotos capturam o cotidiano dos residentes, repleto de momentos de beleza e alegria. “As pessoas precisam saber que você vê as coisas dentro do que elas chamam de 'gueto'”, diz Hudnall. “É o lar onde crianças e pessoas têm que sobreviver, viver e coexistir juntos.”

A noção mais antiga de Hudnall sobre a importância da fotografia veio de sentar-se na varanda com sua avó Bonnie Jean em Hattiesburg, Mississippi, olhando um álbum que ela montou sobre a comunidade. “Isso ficou comigo porque era um documento que representava nossa história”, diz Hudnall. “Tanto se perdeu dentro da comunidade negra por não ser capaz de manter sua própria história, desde a escravidão até agora.” Em 1968, depois de servir no Vietnã, ele se mudou para Houston e estudou na Texas Southern University, onde encontrou um mentor no artista e professor John T. Biggers. “Ele sempre disse: 'Arte é vida'”, diz Hudnall. “É preciso basear-se em suas experiências pessoais, família, comunidade e o que você é. Esta tem sido toda a minha situação. ”

Hudnall registra para a posteridade a arquitetura de casas antigas e a vida vibrante dentro delas. Ele retrata pessoas à vontade, celebrando feriados, vestidas com seus trajes de domingo e crianças escravizadas pelo verão. “Esses são os jovens Floyds chegando”, diz ele. “Eles precisam ser cuidados e orientados. Em vez de segurar uma placa e marchar por um ou dois dias, depois esquecê-la, venha aqui, converse com as pessoas, conheça-as ”.

June 19th (1987)
19 de junho (1987)
 
Earlie Hudnall Jr.
Head Close Cut (1990)
Corte de cabeça fechada (1990)
 
Earlie Hudnall Jr.
The Wall (2020)
The Wall (2020)
 
Earlie Hudnall Jr.
Bouncing Boys (1981). “The yard becomes an extension of the house when it’s hot out,” Earlie says. “In the inner city, people learn how to improvise to live and survive.”
Bouncing Boys (1981). “O quintal se torna uma extensão da casa quando faz calor”, diz Earlie. “No centro da cidade, as pessoas aprendem a improvisar para viver e sobreviver.”
 
Earlie Hudnall Jr.
Mr. Shine (1988)
Sr. Shine (1988)
 
Earlie Hudnall Jr.
Hot Summer Days (2011). “Each day that I wake up, I’m just trying to photograph life as I see it,” Hudnall says. “You have to walk around and respect what is about to happen in front of the camera. It’s a sacred moment.”
Dias quentes de verão (2011). “Cada dia que acordo, estou apenas tentando fotografar a vida como a vejo”, diz Hudnall. “É preciso andar por aí e respeitar o que vai acontecer na frente das câmeras. É um momento sagrado. ”
 
Earlie Hudnall Jr.
Gucci Brothers (1990)
Irmãos Gucci (1990)
 
Earlie Hudnall Jr.
A Man Walking (2011)
A Man Walking (2011)
 
Earlie Hudnall Jr.
Pettis of Houston (1981)
Pettis de Houston (1981)
 
Earlie Hudnall Jr.
Lady in Black Hat With Feathers (1990)
Senhora de chapéu preto com penas (1990)
 
Earlie Hudnall Jr.
Black Birds (2013)
Black Birds (2013)
 
Earlie Hudnall Jr.
Masquerade From Katrina (2005)
Masquerade From Katrina (2005)
 
Earlie Hudnall Jr.
Sunday Morning 3rd Ward, Houston, TX (1997)
Domingo de manhã 3rd Ward, Houston, TX (1997)
 
Earlie Hudnall Jr.
The Guardian (1990)
The Guardian (1990)
 
Earlie Hudnall Jr.
Why? (2020)
Por quê? (2020)
 
Earlie Hudnall Jr.
Bennet's Barber Shop (1989)
Barbearia de Bennet (1989)
 
Earlie Hudnall Jr.
Boy Eastern Star, 3rd Ward, Houston, TX (1984)
Boy Eastern Star, 3rd Ward, Houston, TX (1984)
 
Earlie Hudnall Jr.
My Thinking Time (1980)
My Thinking Time (1980)
 
Earlie Hudnall Jr.
Roots (1997)
Roots (1997)
 
Earlie Hudnall Jr.
Girl With Flag (1991)
Menina com bandeira (1991)
 
Earlie Hudnall Jr.
All Kings Were Boys (1989). “I want my photos to remind people of something or someone familiar and identify with it in some way,” says Hudnall. “There is no greater gift.”
All Kings Were Boys (1989). “Quero que minhas fotos lembrem as pessoas de algo ou alguém familiar e me identifiquem com isso de alguma forma”, diz Hudnall. “Não há maior presente.”
 
Earlie Hudnall Jr.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário