sexta-feira, 21 de agosto de 2020

 NOTÍCIA

George W. Bush apóia a campanha de reeleição da senadora do Maine, Susan Collin

KENNEBUNKPORT, Maine - O ex-presidente George W. Bush apoiou na sexta-feira a senadora republicana Susan Collins do Maine em seu primeiro endosso público do ciclo eleitoral de 2020.

Bush tem permanecido em grande parte fora da briga política desde que deixou a Casa Branca em 2009, e seu endosso é um incentivo bem-vindo para Collins, que está travando sua campanha mais difícil até agora, enquanto busca um quinto mandato. A senadora de centro se tornou o principal alvo dos democratas, que a colocam como facilitadora da agenda do presidente Donald Trump, embora ela diga que vota contra ele mais do que qualquer outro senador republicano e se distancia de suas declarações e políticas mais polêmicas.

“Ela é honesta. Ela é direta. Ela traz dignidade a um mundo que ficou realmente feio. O mundo político é mais feio do que eu posso me lembrar ”, disse Bush depois que ele e sua esposa, Laura, almoçaram com Collins na casa de verão da família com vista para o oceano. Bush a chamou de “inteligente e capaz”, “muito influente” e “bastante independente”.

Laura Bush disse que ficou “chocada” com os anúncios de ataque dirigidos a Collins. “Não gosto da maneira como os anúncios a retratam, porque sei que não estão corretos e também não gosto desse tipo de campanha”, disse ela. “Então, isso realmente me deu um motivo extra para me levantar e falar por Susan Collins.”

Ampliar ImagemSen. Susan Collins
Sen. Susan CollinsAP

Collins disse que estava feliz "em um nível pessoal" pelo apoio. “Tenho grande admiração pelo presidente Bush e por Laura Bush. Ter o apoio deles significa muito para mim ”, disse ela depois.

A atenção nacional na disputa ajudou a oponente de Collins, a democrata Sara Gideon, porta-voz da Câmara dos Representantes do Maine, a acumular uma vantagem considerável em dinheiro .

O aceno do ex-presidente, cuja política parece centrista pelos padrões da era Trump, pode empurrar alguns republicanos tradicionais para o canto de Collins. Trump não endossou o senador do Maine, cuja disputa é uma das poucas críticas às esperanças dos republicanos de manter o controle do Senado, onde têm uma vantagem de 53-47.

Collins, por sua vez, não disse se pretende votar em Trump.

O endosso é um movimento raro para Bush. Embora tenha feito algumas arrecadações de fundos para candidatos desde que deixou o cargo, esta é sua primeira demonstração de apoio público a um candidato neste ano, disse seu gabinete.

Collins trabalhou com Bush quando ele era presidente e foi o primeiro presidente do Comitê de Segurança Interna do Senado.

Naquela época, Collins atuou ao lado de outra republicana do Maine, Olympia Snowe, que desde então se aposentou do Senado. Collins é agora o único membro republicano do Congresso da Nova Inglaterra.

Collins é popular no Maine, mas os democratas ficaram furiosos quando ela votou em Brett Kavanaugh para a Suprema Corte e nas isenções fiscais de Trump.

Os democratas veem a destituição de Collins neste outono como uma chave para retomar o controle do Senado, e Gideon obteve o apoio inicial do Comitê de Campanha do Senado Democrata.

Gideon já arrecadou mais de US $ 24 milhões, em comparação com mais de US $ 16 milhões para Collins. Isso não inclui US $ 3,8 milhões para Gideon, que foi crowdsourced pelos críticos de Collins durante o debate de Kavanaugh.

Gideon também obteve uma série de endossos de grupos que anteriormente apoiavam Collins: a Campanha de Direitos Humanos e o Conselho de Maquinistas do Estado do Maine, por exemplo. O Planned Parenthood Action Fund, que foi neutro na corrida de Collins em 2014, está apoiando Gideon.

A família de Bush há muito tem um complexo em Kennebunkport, onde seu pai, o ex-presidente George HW Bush, passava grande parte do ano em uma casa de pedra e cascalho até sua morte em 2018.

George e Laura Bush agora residem na casa principal. Esta é a segunda vez que passam o verão lá, disse Laura Bush.

ARQUIVADO EM             21/08/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário