domingo, 2 de setembro de 2018

SAÚDE

Vacinação contra o sarampo e a poliomielite tem mais um Dia D

  
01/09/2018 20:21
Neste sábado, dia 1º de setembro, as crianças de 1 a 4 anos tiveram um compromisso muito importante com o Zé Gotinha. Foi dia de vacinar contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo no segundo Dia D recomendado pelo Ministério da Saúde e promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Vestido com uma reluzente capa vermelha, Matheus, de 3 anos recebeu as gotinhas contra a poliomielite sem reclamar. Mas na vacina injetável contra o sarampo, o choro foi alto. Foi consolado com um abraço pelo pai e um pirulito dado pela mãe, a analista de sistema, Renata Monteiro. “Sempre participamos das campanhas de vacinação e todas as vacinas dele estão em dia. Mas como ele estava doente, deixamos para vir agora. Viemos ao shopping porque é mais tranquilo e porque trabalhamos durante a semana”, disse.
A ação deste sábado visa alcançar a meta de vacinar 79 mil crianças, ampliando a cobertura das vacinas contra o sarampo e a poliomielite na capital paraense. Todas as unidades de saúde, com exceção do distrito de Mosqueiro que cumpriu a meta, foram abertas de 8h às 13h para imunizar os pequenos. A secretaria também fez parceria com três shoppings (Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e Pátio Belém), que entraram na mobilização e tiveram grande procura.
“Já vacinamos 70% do nosso público-alvo e neste Dia D estamos dando mais uma oportunidade para proteger a saúde das nossas crianças de 1 a 4 anos que ainda não se vacinaram. É um momento de reforçar essa proteção individual porque imunizamos um a um e, ao mesmo tempo, coletiva porque uma população vacinada fica protegida contra essas doenças, minimizando o risco de reintrodução desses vírus entre nós”, explica Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde/Sesma.
Na Unidade Municipal de Saúde de Fátima, a dentista Caroline Campos, 35 anos, levou a filha Maria Alice, 3 anos, para receber a imunização. Para ela, vacinar é promover a vida. “Não tive como vir antes por causa do trabalho e da escolinha dela. Mas teve essa segunda oportunidade. Vacinar é a prevenção de doenças que prejudicam muito e que podem ser irreversíveis. Sempre lembro que é melhor estar prevenindo do que correndo atrás de cura e/ou de remédio”, garante.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda uma decisão do Ministério da Saúde sobre a prorrogação da campanha. “Estamos todos engajados neste momento para que todas as crianças sejam imunizadas. Lembrando que a vacina contra o sarampo e a pólio está disponível nas 54 salas de vacina do município, de 8h às 17h”, ressalta a diretora, que acrescenta que é fundamental que os pais levem o cartão de vacinação da criança para avaliação da equipe da sala de vacina.
A vacinação continua até o domingo (02) nos shoppings parceiros (Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e Pátio Belém), de 12h às 22h.
Por Paula Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário