segunda-feira, 1 de abril de 2019

CRAS Custodópolis comemora dois anos de avanço

Unidade consegue mudar postura de famílias atendidas e obtém números expressivos na assistência da maioria dos serviços.
Por: Edson Cordeiro - Foto: Antonio Cruz -  01/04/2019 - 12:27:06
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Custodópolis comemora números expressivos de atendimento e uma nova postura adotada pela maioria dos assistidos nos últimos dois anos. Segundo a coordenadora Fernanda Pereato, é visível a mudança de comportamento da maioria das famílias que visitam semanalmente a unidade para obtenção de variados serviços.

A unidade concluiu o ano de 2018 apresentando ganhos importantes no trabalho social oferecido às famílias, destacando a ampliação em 41% em relação a 2016 – do quantitativo de famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O ano de 2018 apresentou ainda ampliação no número de atendimentos técnicos individualizados. Em 2016, foram 5.264 atendimentos, com média de 439 ao mês, enquanto que 2018 foi concluído com 7.970 atendimentos, apresentando uma média de 664 atendimentos realizados por mês.

— Antes muitos vinham aqui mais em busca de benefícios como o antigo cheque cidadão (municipal) ou Bolsa Família (federal). Aos poucos, fomos mostrando a importância de muitos serviços oferecidos para a promoção do empoderamento das famílias. Um dos destaques é o aumento do número de pessoas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que busca a estruturação das famílias e o fortalecimento da autoestima das pessoas — explica Fernanda.

Há dois anos eram apenas 9 crianças no SCFV e hoje são 34. Entre os idosos, passou de apenas 5 para 50, sendo necessária a formação de dois grupos, além de grupo de jovens com 12 integrantes. Eles têm atividades para fortalecer vínculos familiares e com a sociedade, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes e valorizando o sentido de vida coletiva.

— É uma grande satisfação ver que estamos avançando nesse atendimento social de suma importância para levar assistência e qualidade de vida às pessoas que mais necessitam. Temos uma equipe totalmente empenhada nesse sentido e trabalhamos, a cada dia, para avançar ainda mais conforme a determinação do prefeito Rafael Diniz — afirmou o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes.

Na unidade, como nas outras 12 do município, são abertos processos para o benefício do Bolsa Família, do governo Federal, ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), também federal, ao Renda Mínima, municipal, para os frequentadores dos cursos de capacitação e geração de renda da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), à qual os CRAS estão vinculados, a 50 cestas básicas, dentre outros.

— Também aumentamos consideravelmente o número de oficinas e palestras de relevante interesse da população, explorando temáticas como o controle da natalidade, a prevenção às DSTs, a doenças como diabetes, à hipertensão, dentre outras. E também questões como sustentabilidade e preservação do meio ambiente — acrescenta Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário