terça-feira, 2 de julho de 2019

Mais 120 alunos iniciam Curso de Panificação gratuito

As aulas são ministradas na Padaria Escola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).
Por: Kamilla Uhl - Foto: Antônio Cruz -  01/07/2019 - 16:19:36
A Prefeitura de Campos deu início, nesta segunda-feira (1), às aulas das novas turmas do Curso de Panificação na Padaria Escola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Ao todo, serão contemplados mais 120 alunos, aproximadamente, divididos em quatro turmas. Eles receberão todo material e certificado gratuitos.
De acordo com o secretário da pasta, Marcão Gomes, em 2017, a Secretaria formou 128 alunos no Curso, enquanto ano passado, foram 84. As aulas prosseguem até dezembro deste ano. “A Padaria Escola vem mudando a vida desses alunos que enxergam no curso a oportunidade de adquirir uma renda extra”, explicou Marcão.
A coordenadora do Curso e instrutora, Marta Gomes, lembrou que em cada aula são apresentadas novas alternativas de receitas possíveis de serem feitas em casa, pois a maioria dos alunos não têm maquinário. “Além do pão, sempre ensinamos outras receitas que podem ser feitas com a própria batedeira, como queijadinha, quindim, biscoitos, bolos, etc”, disse.
Representando a Gerência de Segurança Alimentar Nutricional, Magda Trindade, deu as boas-vindas ao grupo. “É importante que vocês aproveitem essa oportunidade que a Prefeitura está dando. Mas, não basta ter a oportunidade, é preciso ter força de vontade, comprometimento e responsabilidade”, destacou Magda. A representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Adriana Cabral, orientou sobre as regras para se tornar um  microempreendedor individual.
Oportunidade - Luciana Chaves, 34 anos, trabalha como autônoma, vendendo bolos de pote. Seu esposo está desempregado e ela vê, no curso, a esperança de aumentar a renda familiar. “Vejo uma possibilidade nova de mudar de vida. Investindo na coisa certa, dá certo. O curso parece ser muito satisfatório, é bem legal, tem todo maquinário necessário, a equipe de ensino é ótima. Soube desse curso no CREAS onde sou assistida. Os funcionários de lá me incentivaram muito a fazer o curso”, disse Luciana, mãe de 2 filhos. 
As alunas Magna Mota, 45 anos, e Nilciellem dos Santos, 34, querem trabalhar juntas após a conclusão do curso. “Fomos orientadas no CRAS do Parque Guarus para fazermos nossa matrícula. Queremos muito abrir uma padaria juntas”, animou Nilciellem. Alessandra Teixeira, 20 anos, já vendia empadinhas e quer aprimorar sua mão de obra. “Já trabalho como autônoma e quero vender outras coisas, como bolo de pote e salgadinhos. Também fiz o curso de manicure e gostaria de abrir um negócio próprio unindo as duas coisas”, animou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário