Depois da realização da terceira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, que apontou as federações campeãs da temporada, Cabo Frio segue recebendo competições importantes do calendário nacional de vôlei de praia. A partir desta sexta-feira (5), será disputada a segunda etapa do Circuito Challenger.
A competição é realizada entre o fim de uma temporada do Circuito Brasileiro e começo da próxima. Neste ano, o Challenger terá presença de grandes nomes, como a medalhista olímpica Juliana (CE), o campeão do Circuito Mundial 2008, Harley Marques (DF) e três atletas que estarão nos Jogos Pan-Americanos deste ano, em Lima: Thiago (SC), Carolina Horta (CE) e Ângela (DF).
O tour é composto por quatro etapas: Jaboatão dos Guararapes (PE), que aconteceu em junho, Cabo Frio, Maringá (PR) e Teresina (PI). Além dos campeões de cada etapa, existe o campeão geral da temporada, somando os pontos obtidos. As duplas vencedoras de uma etapa nos dois gêneros somam 400 pontos e recebem um prêmio de R$ 12 mil. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 130 mil em cada etapa aos times participantes.
A competição conta com 16 duplas na fase de grupos, divididas em quatro grupos de quatro times. As 12 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas entram direto à fase de grupos, no sábado (6), enquanto as outras quatro vagas são decididas no classificatório, que ocorre na sexta-feira. Esta fase pré-torneio conta com até 24 times se enfrentando em jogos eliminatórios diretos, com os quatro vencedores finais garantindo a vaga.
Os primeiros colocados de cada grupo se classificam direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada a mais, da repescagem (round 1). Os quartos de cada grupo dão adeus ao torneio. A partir da repescagem o torneio seguem em formato eliminatório simples, com disputas de semifinais, terceiro lugar e final.
Na primeira etapa, disputada em Jaboatão dos Guararapes, no mês passado, as duplas vencedoras foram Josi (SC)/Juliana (CE) e Arthur Lanci/Adrielson (PR).
A competição tem a organização da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário