sábado, 7 de dezembro de 2019

Profissionais da Saúde passam por capacitação sobre Doenças Prevalentes na Infância

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Participaram do encontro profissionais da Atenção Básica, médicos e enfermeiros da ESF
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Segunda etapa da capacitação de profissionais da Saúde finaliza nesta sexta-feira, dia 6
Publicada em: 5 de dezembro de 2019 - 17h54Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Profissionais da Saúde de Rio das Ostras estão passando por mais uma capacitação importante de atendimento ao público infantil. Nesta quinta-feira, dia 5, começou outra etapa da primeira capacitação em “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância” – AIDPI Criança, no Município. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Turismo e será concluído nesta sexta, dia 6.
A primeira etapa dessa capacitação foi realizada de 25 a 27 de novembro. Estão participando profissionais da Atenção Básica em Saúde, médicos de família e enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF e como multiplicadores participam as pediatras Ana Cristina Guerrieri, Lays Teixeira e a enfermeira e diretora do Departamento de Programas de Saúde de Rio das Ostras – DPSA, Michella Câmara.
De acordo com Michella, esta é a primeira vez que o Município sedia essa capacitação, que foi organizada pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde, com parceria da Administração Municipal. Além de Rio das Ostras, também participam do encontro profissionais de outras cidades da Baixada Litorânea como Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia e Iguaba.
A Estratégia AIDPI – Criança, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância, tem como objetivo diminuir a morbidade e mortalidade de crianças entre dois meses e cinco anos de idade. Com a capacitação, os profissionais são intensivamente preparados para a identificação de sinais e sintomas das doenças mais prevalentes para essa faixa etária, bem como para iniciar a implementação do tratamento, cuidados imediatos e acompanhamentos das crianças e familiares.
“A disseminação dessa estratégia visa melhorar a organização dos serviços de saúde voltadas ao público infantil, bem como a ampliação e qualificação das ações de prevenção de agravos, promoção de saúde e melhoria no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança, pelas equipes da Atenção Básica”, destacou a diretora do DEPSA, Michella Câmara, lembrando que a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, em suas ações de Educação Continuada, tem em seu planejamento a manutenção e oferta deste mesmo curso, para os profissionais ainda não contemplados.
A capacitação termina nesta sexta-feira, dia 6, das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário