quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mulher vítima de violência pode acionar número de celular em Macaé

2020-04-08 13:39:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arte
O serviço é prestado de segunda à sexta, das 8h às 17h. Contato também por Whatsapp.
Vítimas de violência doméstica continuam recebendo atendimento por parte da Prefeitura de Macaé, mesmo durante o período de isolamento social - uma das medidas adotadas pelo poder público municipal, seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), para auxiliar no combate à pandemia do coronavírus (Covid-19).
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (CEAM), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, disponibilizou telefone que pode ser acionado, inclusive com ligações a cobrar para (22) 99817-0976. O serviço é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito através de mensagens por Whatsapp.

A coordenadora do CEAM, Jane Roriz, explicou que a implantação do número de plantão tem como objetivo atender a casos novos e também aos que já são acompanhados pelo órgão. "É uma maneira de dar apoio e fornecer orientações mais precisas e concretas à mulher que esteja em situação de vulnerabilidade em decorrência da violência", disse.

Atendimento é feito de forma individual

Por ordem de decreto municipal, a sede do CEAM, localizada no centro da cidade, está fechada. As equipes técnica e administrativa trabalham em sistema de home office. "Através desse meio de comunicação que foi disponibilizado, indicamos os caminhos e auxiliamos caso a caso", detalhou Jane Roriz.

A rede de proteção à mulher conta ainda com o auxílio da 123ª Delegacia de Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), unidades de saúde, patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, 32º Batalhão da Polícia Militar (patrulha Maria da Penha da Polícia Militar), Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

O CEAM desenvolve ações em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, através dos seguintes programas; Programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, Disque-Mulher e Orientação Jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário