A nutricionista e psicóloga Thaís Araújo acaba de lançar um programa de detox e de higiene do sono. São medidas práticas, acessíveis a todos, e alimentos que ajudam no combate da insônia, agravada durante a pandemia. Confira a entrevista a seguir:  

O GLOBO: Qual é a proposta da higiente do sono?

Melhorar a qualidade e quantidade do sono das pessoas através de ações comportamentais simples e bem embasadas que a maioria das pessoas desconhecem, além de dar dicas de alimentação para cooperar com esse processo.

As pessoas estão dormindo pior na pandemia? O que você recomenda para tentar melhorar esse problema?

Duas coisas podem ser observadas. O estresse decorrente do isolamento social e as incertezas que a pandemia traz somados ao uso exacerbado de eletrônicos de luz azul estão impactando negativamente o sono das pessoas. Seguem algumas sugestões:  

1. Deixe um papel e uma caneta na mesa de cabeceira para fazer anotações que apareçam na cabeça na hora em que você deveria estar descansando. Sabe aquelas pendências que ficam ali martelando? Anota para tirar da cabeça e relaxe.

2. Vá para cama uma hora mais cedo com uma leitura leve que te faça sorrir. Rir é o melhor remédio para diminuir o cortisol (hormônio do estresse). Evite filmes e livros que elevem a ansiedade.

Muita gente passou a beber mais durante a pandemia buscando relaxamento. Quais são os efeitos do aumento desse consumo em relação à qualidade do sono?

Quem bebe buscando relaxamento para dormir está com problemas de  estresse e não de sono. Fora isso, o álcool traz um relaxamento momentâneo, mas depois  vai atrapalhar a secreção de melatonina e, consequentemente, a qualidade do sono.

A nutricionista e psicóloga Thaís Araújo Foto: Divulgação
A nutricionista e psicóloga Thaís Araújo Foto: Divulgação

De que maneira a alimentação pode contribuir para uma noite melhor, quais alimentos são indicados para quem sofre de insônia?

O sono é movido por hormônios e a alimentação tem relação direta com isso. Alimentos ricos em triptofano, como bananagrão de bico e peixes, são indicados. Duas dicas maravilhosas: o  kiwi, por possuir fitomelatonina que tem ação similar à melatonina no nosso corpo, e o chá de mulungu, com poder sedativo.