quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

 

Cinco fatos importantes sobre o refino da Petrobras que você precisa saber

18.fev.2021

Ninguém entende melhor do que você o que tem mais valor na sua realidade. Se você planeja comprar um apartamento ou abrir um negócio, pode escolher vender um carro ou um terreno. A mesma coisa acontece com uma empresa. A Petrobras está vendendo alguns ativos, entre eles oito refinarias, pois só assim conseguirá investir mais em outros que trazem maior retorno para a companhia e para a sociedade brasileira. A Petrobras se preocupa para que cada real investido por ela gere valor para seus acionistas e prosperidade para a sociedade. Tudo pensando de forma técnica e criteriosa.  

Novos produtos para uma nova sociedade 

Antes de mais nada, é preciso entender que o segmento de refino é parte fundamental de nossa estratégia de longo prazo. Mesmo com a concretização das vendas das oito refinarias, continuaremos responsáveis por cerca de 50% do refino no país. E estamos nos preparando para este futuro, com atenção às demandas da sociedade, que cada vez mais exige combustíveis mais eficientes e com menos impacto ambiental. Pensando nisso, lançamos em setembro deste ano o programa de Biorefino 2030, que prevê projetos para produzir uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como o diesel renovável e o bioquerosene de aviação (BioQAV). Os dois combustíveis podem ser produzidos a partir de óleo vegetal usando a nossa infraestrutura de refino, com mínimas modificações. E, desde 2019, estamos produzindo um combustível destinado a motores de navio, o chamado bunker, com teor de enxofre de menos de 0,5%, nos antecipando a uma exigência internacional que entrou em vigor em 2020.  

As refinarias continuam a operar

Para garantir competitividade e um equilíbrio mais saudável do mercado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) determinou que a Petrobras vendesse algumas de suas unidades de refino, inclusive estabelecendo diretrizes que impeçam o surgimento de novos monopólios regionais. O objetivo destas medidas é garantir um mercado melhor para todos, inclusive e, especialmente, para os consumidores. Um maior nível de concorrência gera mais competição, o que melhora a eficiência operacional e aumenta o nível de investimentos no segmento, podendo resultar no menor preço e mais qualidade para os produtos.  As oito refinarias continuarão operando, gerando empregos e impostos e movimentando a economia local. O país terá um mercado de combustíveis mais dinâmico e com mais oportunidades, além de produtos e serviços cada vez melhores. 

Transparência e legalidade são premissas inegociáveis para a Petrobras 

Todos os processos de venda são conduzidos de maneira absolutamente transparente, com as principais etapas sendo comunicadas a colaboradores, imprensa, mercado e sociedade. Tudo às claras e feito de forma correta e respeitosa para todos. 

Empregados Petrobras com emprego garantido e todos os direitos trabalhistas respeitados 

Também é preciso frisar que a Petrobras garante a realocação de todos os empregados dos ativos em desinvestimento que optarem por permanecer na companhia. Esse direito de escolha será oferecido a todos. Os empregos dos nossos colaboradores, portanto, estão garantidos, sendo que o compromisso de não haver demissões sem justa causa foi firmado pela Petrobras e os sindicatos representantes da categoria no Acordo Coletivo de Trabalho vigente.  

A Petrobras segue como uma das principais investidoras do país 

Assim, a Petrobras segue firme e forte, podendo investir ainda mais no que traz maior retorno para a empresa, empregados e sociedade. A companhia irá investir US$ 55 bilhões até 2025 em projetos com a maior capacidade de retorno, como por exemplo no desenvolvimento da produção do campo de Búzios, no pré-sal, um dos maiores em águas profundas do mundo. E continuará com a liderança nacional no setor de refino, respondendo por cerca de 50% da produção nacional.  

Trabalhamos para ser uma companhia competitiva em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico. Nesse movimento, temos que fazer escolhas, optar por desinvestir em alguns ativos e investir em outros, fazendo uma gestão focada no que nos trará melhores resultados. Estamos construindo a Petrobras do Futuro. Seremos a melhor empresa de energia em geração de valor, para continuar investindo, crescendo e gerando oportunidades para todos.

Postado em: [Esclarecimentos, Institucional, Produtos e Serviços]

Nenhum comentário:

Postar um comentário