sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

 

COMPARTILHE


Foto: Sicilia Vechi/ Divulgação

A vice-governadora Daniela Reinehr acompanhou a reunião desta quinta-feira, 18, da força-tarefa estabelecida entre Estado, prefeituras e Ministério da Saúde no combate à Covid-19 na região Oeste. O encontro do Centro Integrado de Operações de Enfrentamento à Covid-19 foi realizado no Cigerd Chapecó e definiu a preparação do Governo do Estado para a abertura de 150 novos leitos clínicos em Chapecó e região na próxima semana. O anúncio da abertura de novas vagas para pacientes foi feito na terça-feira, 16, pelo governador Carlos Moisés, durante visita ao município.

A medida visa amenizar o quadro do sistema de saúde da região, em decorrência do aumento e do agravamento dos casos da doença. Outras metas são reduzir internações nas UPAs e as transferências dos pacientes que não precisem de UTI. A vice-governadora ouviu os relatos dos gestores municipais, hospitalares e do Samu sobre os maiores desafios que são ajustes administrativos e a contratação de profissionais da saúde, além da urgência na abertura dos novos leitos de UTI.

“Estamos tratando como fundamental o acompanhamento e o suporte diário aos grupos de trabalho e aos municípios onde as medidas emergenciais estão sendo implementadas. Cada dia é uma situação nova a ser superada, o que gera novas dúvidas e constante necessidade de adaptação. Estamos investindo e trabalhando para conseguir, junto com os profissionais da saúde e a população, a vencer este momento difícil para Chapecó e região”, afirmou Daniela.

Ativação de 22 leitos de UTI a partir desta sexta

No Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, a preparação é para a ativação de 22 leitos de UTI para que oito estejam atendendo ainda nesta sexta-feira, 19, e os demais, na segunda-feira, 22.

Entre outras deliberações, o secretário adjunto de Estado da Saúde de Santa Catarina, Alexandre Fagundes, informou que a pasta está realizando o levantamento na rede hospitalar da região Oeste para a abertura dos 150 leitos clínicos a partir da próxima semana. O secretário Municipal de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, ressaltou a importância da medida.

"O cenário nas UPAs é muito crítico, com pessoas que já chegam muito debilitadas e ficam internadas lá, o que não é o ideal",  declarou Balsan.

Sobre o transporte de pacientes, três ambulâncias estão em Chapecó, aguardando a chegada de novos profissionais de saúde e uma está sendo equipada em Florianópolis para envio na próxima semana.

Para reforçar a atenção primária, a Secretaria de Estado da Saúde está enviando 90 oxímetros, para medição da oxigenação dos pacientes em unidades de saúde da região.

Agenda da vice-governadora com prefeitos

Após a reunião no Cigerd, a vice-governadora cumpriu a primeira agenda com prefeitos no gabinete de João Rodrigues, às 17h. Daniela recebeu informações sobre a evolução do quadro da Covid-19 na cidade, colocou-se à disposição para buscar um atendimento eficiente de demandas e trocou informações sobre pedidos ao Governo Federal e o suporte prestado. Nesta sexta, ela visita o gabinete do prefeito de Xaxim, Edilson Antônio Folle, e do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello. Às 14h, a vice-governadora conversa com a Coordenadora Regional de Saúde do Estado na região, Otília Rodrigues.

Centro Integrado de Operações de Enfrentamento à Covid-19

Compõem o Centro Integrado de Operações de Enfrentamento à Covid-19, instalado em Chapecó pelo Governo do Estado na última terça-feira, 16, representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, gestores da rede hospitalar catarinense, Defesa Civil, Bombeiros, SAMU, Grupo de ações coordenadas (GRAC) e forças de segurança, Federação Catarinense de Municípios, Ministério Público, Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) AMOSC e Comissão Intergestores Regional.

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Assessoria de Imprensa
Gabinete da Vice-Governadora - GVG
Fone: (48) 3665-2281 | (48) 98843-5460
E-mail: comunicacao@gvg.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário