Ações no esgotamento sanitário têm ampliação nas demandas
O sistema de esgotamento sanitário de Macaé vem recebendo atenção redobrada da prefeitura. Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, houve um aumento de aproximadamente 27% nos pedidos de atendimento nos serviços de limpeza de fossas, em comparação ao ano anterior. Os números foram obtidos, após um levantamento da Secretaria Adjunta de Saneamento (Semasa), vinculada à Infraestrutura, realizado em julho deste ano.
"Essa porcentagem corresponde a 2.071 mil pedidos a mais. A demanda registrada e atendida pela Semasa foi justificada, considerando o isolamento social que ocasionou maior consumo de água por parte da população, consequentemente gerando maior quantidade de esgoto sanitário, tanto nas fossas sépticas, quanto nas redes coletoras mistas", frisou o Secretário Adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira.
A prefeitura atua, também, com caminhões hidrojatos combinados e equipados com sistema de sucção e desobstrução de detritos em fossas sépticas e redes mistas. De acordo com levantamento da Semasa, foram prestados 21.053 mil atendimentos, desde 2018. A média mensal é de 679 atendimentos, entre limpeza de fossa séptica e desobstrução de rede coletora mista.
Todo resíduo coletado é transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Lagomar (ETE Lagomar - licenciada pelos órgãos ambientais competentes), garantindo uma destinação final adequada ao esgoto sanitário. O atendimento da Semasa é diário, inclusive aos fins de semana e feriados, conforme demanda. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (22) 2772-7400.
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