Ipês dão colorido na cidade e anunciam a chegada da primavera
Publicada em 13/09/2018, às 07h00
Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
A primavera, chamada de estação das flores, tem início no próximo dia 22 (sábado), mas a cidade já está mais colorida por conta dos ipês.
Entre as quase 34 mil árvores plantadas em Vitória, 3.313 são ipês (Handroanthus heptaphyllus) das mais variadas cores e espécies, segundo levantamento do Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
O ipê rosa - mais conhecido - é a terceira árvore mais plantada na capital, com 2.319 espécies, seguido do branco (343), roxo (333) e amarelo (318). Eles já podem ser vistos floridos em vários pontos da cidade.
Quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Quando se vê um ipê florido, sabemos que a primavera está próxima, já que a maioria dos ipês floresce no final do inverno ou no começo da primavera.
Paisagismo
Utilizado como árvore de paisagismo em diversas partes do Brasil, o ipê tem todas as características para ser uma árvore urbana. É nativa da flora brasileira e costuma apresentar árvores adultas que variam entre 10 e 20 metros de altura.
"Andando pela cidade, já podemos notar que alguns ipês já estão floridos, como os que estão em frente à Assembleia Legislativa e ao Shopping Vitória, embelezando e dando cor e vida à cidade. O ipê fornece sombra, tem a manutenção fácil para o nosso clima e ainda embeleza todos os pontos onde a árvore está plantada. Se prestarmos atenção, próximo a nós sempre tem um ipê plantado em um parque, praça ou jardim", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.
Clima
Todos os anos, a partir do final do mês de maio até o final da primeira quinzena de setembro, os ipês mostram toda sua beleza e colorem o cenário monocromático. A influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário