Novo espaço cultural é inaugurado no Ciep municipalizado do Eldorado
A escola Profa. Carmem Carneiro agora conta com nova biblioteca que também abrigará oficinas de xadrez, música e artesanato, além aulas de reforço de Português e Matemática.
Por: Renata Lourenço - Foto: Héllen Souza - 12/09/2018 - 17:56:02
Os alunos do Ciep Municipalizado Professora Carmem Silva Carneiro, no Parque Eldorado, agora contam com um novo espaço cultural. Foi inaugurada nesta quarta-feira (12) a nova biblioteca da escola, que contará com incentivadores de leitura. O local também abrigará oficinas de xadrez, música e artesanato, além aulas de reforço de Português e Matemática nas salas anexas. Tudo isso graças a um programa viabilizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) junto ao governo federal, o Novo Mais Educação.
A reforma do espaço foi custeada com verbas do programa, assim como todas as oficinas que ocorrem fora do horário das aulas, no contraturno escolar. Para a subsecretária de Projetos e Convênios da Smece, Joana Campinho, o que foi feito na unidade é um exemplo de boa gestão dos recursos. “O sonho de todos nós da secretaria, do secretário Brand Arenari e do prefeito Rafael Diniz, é de transformar a educação do município. Não só o espírito, o modo de se fazer educação, mas como a estrutura física. Infelizmente, todos nós sabemos a dificuldade financeira que Campos enfrenta hoje, mas com compromisso, transparência e inteligência institucional conseguiremos superar as adversidades. A prova é o que estamos vendo aqui hoje”, ressalta.
A unidade possui mais de 900 estudantes, 200 são beneficiados diretamente com as oficinas do programa, mas todos terão acesso ao acervo de quase seis mil livros, que antes estava encaixotado por falta de um espaço adequado. “Vamos disponibilizá-los na biblioteca aos poucos, pois são muitos. Poder oferecer isso aos nossos alunos é um sonho realizado. Este espaço estava depredado e subutilizado. Agora, daremos a ele o uso adequado. Estamos localizados em uma área que sofre com a questão da violência, queremos amenizar esta realidade dando aos nossos estudantes mais oportunidades e atividades para que permaneçam mais tempo na escola”, frisa a diretora da unidade Adriana de Souza Fonseca.
Na parte de cima da biblioteca, onde à época da construção do Ciep funcionavam alojamentos há muitos anos não utilizados, os cômodos foram reformados e agora serão salas e banheiros para estudantes que participam do reforço escolar de Português e Matemática. As aulas, também em turno diferente da grade regular, são realizadas com jogos pedagógicos e com didática mais lúdica para incentivo ao aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário