PADRÃO
Profissionais de saúde recebem capacitação em segurança de pacientes
02/04/2019 16:08
A importância de trabalhar de acordo com as normas de segurança internacionais no atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde foi tema de uma capacitação voltada aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, na manhã desta terça-feira, 2.
O objetivo da capacitação foi mostrar que erros, como a má administração de medicação ou de procedimentos, podem ser evitados com a adoção de medidas de segurança na assistência à saúde. Medidas que começam desde a entrada do paciente na UPA, com a correta identificação para evitar troca de nomes ou outros dados parecidos, até o uso de equipamentos de uso pessoal (EPIs) como luvas, máscaras, touca, jaleco e a higienização das mãos.
A senhora Jorgina Ribeiro, que acompanha a mãe Izabel Gomes, internada na enfermaria da UPA Sacramenta, sabe da importância do atendimento com segurança. “Eu percebo que aqui todos trabalham no padrão com luvas, touca, roupa adequada e estão fazendo um atendimento de qualidade e atencioso, desde que entramos aqui. Acho que qualquer coisa fora desse padrão representaria um risco para a saúde da minha mãe”, avaliou Jorgina.
Capacitação - A atividade integra as ações de capacitação continuada e permanente de enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da unidade. “Essa palestra contribui com a qualificação dos nossos profissionais e só acrescenta na qualidade do atendimento aos pacientes, que também dependem da segurança. Atender às normas de segurança é uma responsabilidade de todos que trabalham na unidade com as vidas dos pacientes”, ressaltou a diretora da UPA Sacramenta, Deyse Gonçalves.
A capacitação contou com a parceria do curso de Enfermagem da Fapan que enviou uma equipe de acadêmicos de enfermagem, sob a supervisão da enfermeira e professora Rosângela Fernandes, para repassar as informações sobre os protocolos e a classificação internacional para segurança do paciente de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Essa reciclagem é muito importante para profissionais que atuam com assistência em saúde e precisam estar atentos às atualizações de orientações. Viemos contribuir para que eles estejam sempre atendendo às essas determinações”, destacou a enfermeira.
Para a enfermeira da UPA, Siane Reis, é importante sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância da segurança para ambos os lados. “Aqui o volume de pacientes é grande, mas temos que atender respeitando todas as normas de segurança, desde a identificação até à alta do paciente, porque a responsabilidade sobre a vida dele é nossa”, afirmou a Siane.
Todos os profissionais receberam certificação por terem participado da capacitação.
Sugestões - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem!
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário