segunda-feira, 22 de junho de 2020

MACAÉ EM PAUTA


Como superar a quarentena em casal, com criatividade e divertidamente

267
*por Claudia Queiroz
Por mais intenso que seja o amor entre um casal, a convivência em tempo integral sempre exige muita paciência e bom humor. E esses dias de quarentena forçada por causa da pandemia do novo coronavírus têm sido um verdadeiro desafio para muitos casais nesse sentido. Uma das maiores pesquisas no Google nos últimos meses no mundo todo é divórcio!!! Mas independentemente dos motivos que levem esses casais a procurarem o divórcio é que, dependendo da postura dos cônjuges, esses dias de convivência mais intensa podem ser encarados como uma oportunidade de intensificar os laços em vez de permitir que se desatem.
Isso significa que os casamentos que sobreviverem à quarentena devem seguir mais fortes quando tudo isso acabar!!! E tomara que seja logo, né?! Por isso, vou tentar inspirar você a procurar algo divertido, um passatempo que motive vocês a fazerem algo juntos. Eu, por exemplo, comecei um programa de rádio com meu marido, para trazer Superconsciência pra todo mundo, pq era isso que tínhamos pra oferecer. O Jacyr Leal, como médico, preocupado com o desenvolvimento humano e eu, jornalista, publicitária, com a criatividade explodindo dentro de mim sem saber o que fazer com todo o potencial. Deu nisso. SUPERCONSCIÊNCIA, diariamente na 95FM, que você pode acessar também pelas lives na minha fan page do Facebook Claudia Queiroz Jornalista. E tudo começou com nossas lives sobre COVID bem no começo da quarentena…
Vocês podem jogar algo novo, baralho mesmo, fazer um curso juntos, assistir a uma série, pintar o apartamento, fazer faxina do que estão desapegando, preparar uma comida gostosa, brincar de jogo da verdade, girando a garrafa de vinho ou se aventurar em algo mais elaborado. Uma amiga minha, a Gisele Oliveira, inventou de participar de um concurso em que ela interpretava uma das obras de arte mais famosas de Caravaggio para ganhar uma assinatura anual em um canal de artes da TV a cabo. O marido dela é fotógrafo e eles estão “causando” nas redes sociais e, de quebra, se aproximaram anda mais.
Depois de 17 anos juntos descobriram qualidades que não percebiam um no outro e conseguiram fazer upgrade na relação de casal. Assim como ela e o marido, que não perdem tempo pensando bobagem, nem aumentam as estatísticas de divórcio como sequelas da quarentena, quem investe em algo para produzir em dupla, com criatividade, consegue se reinventar. Carolina Aguiar e o marido, por exemplo, aprenderam mais sobre a ciência do vinho e passaram a apreciar as diferentes notas da degustação. Ela conta que ele também começou a trabalhar com madeira e ela passou a desenhar e escrever. Hoje estão animados e apoiando as atividades um do outro.
O Luís Xavier toda semana faz serenata para a família. Umas 3 músicas. Aquele momento em que eles cantam juntos as músicas que gostam. A Marion Andrade tem encontrado um momento para fazer e receber massagem. Ela e o marido, que têm filhos de 5 e 8 anos, estão criando um momento de intimidade a dois para relaxarem ouvindo música suave, com aromaterapia e toques leves…. O Danilo Piccolo está lendo para a esposa todos os dias capítulos de um livro. Ele acha que histórias ajudam a viajar na imaginação. Patrícia Seixas janta na sacada do apartamento pelo menos uma vez na semana. Ela prepara ou encomenda algo especial e eles degustam um bom vinho, respirando o ar puro e friozinho no entardecer. Cristiane Lacerda decidiu aproveitar as plataformas de atividade física para treinar com o marido alongamento, força e equilíbrio. Assim eles reforçam condicionamento físico e mantém a saúde mental.
Não adianta nada ficar de bico ou procurando o que irrita no seu companheiro. Alimente o que quer que cresça na sua vida, então que não seja o lado mal, a sombra ou a insegurança, mas boas sementes de amor e cumplicidade, com memórias afetivas, para um dia, quem sabe, lembrar com carinho e saudade de tudo isso. Porque vai passar!!!
Para conferir outros ensaios acesse @virandoobras no instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário