segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

‘Curta no Museu Online’ disponibiliza produções regionais

2021-05-31 10:20:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
#pracegover Ilustração com fundos azul e letras brancas onde se lê dentro de um quadro azul: Curta no Museu Online. O projeto publica um curtametragem com bate-papo sobre a produção e o tema, mensalme
Foto: Arte
O ‘Curta no Museus’, que retornou este ano na modalidade remota, disponibiliza gratuitamente ao público os curtas divulgados pelo projeto.

O ‘Curta no Museu Online’, projeto do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, publica um curta-metragem com bate-papo sobre a sua produção e o tema, mensalmente, sempre em uma quarta-feira, às 19h, no Instagram da Secretaria de Cultura (@secretariadecuturademacae). O ‘Curta no Museus’, que retornou este ano na modalidade remota, desde março, disponibiliza gratuitamente ao público os trabalhos divulgados pelo projeto.

Este mês, o ‘Curta no Museu Online’ integrou a programação da ‘19ª Semana Nacional dos Museus’ apresentando ‘Cinquentânias’, filmado em Friburgo-RJ. Além da exibição do vídeo, o projeto produzido e apresentado pelo publicitário e ator Hélder Santana, traz debates e reflexões sobre a produção de audiovisual regional.

"Este curta-metragem que conta a história de três irmãs deixará muita gente surpresa. É carinhoso e sensível. A grande alegria de falarmos sobre curtas regionais é contarmos a história por trás da história. No ‘Curta no Museu’, que existe há quase quatro anos, procuramos exibir trabalhos de produtores independentes regionais. Assim, divulgamos também nossas paisagens, nossas cidades e valorizamos o audiovisual regional que é a base do cinema em qualquer lugar do mundo. Já apresentamos vários temas", disse.

‘Cinquentânias’ é um drama e comédia com Tânia Noguchi, Cil Corrêa, que trabalhou em Macaé como servidora na Secretaria de Cultura, e Cyomara de Paula. O roteiro inédito é da escritora, psiquiatra e pesquisadora Rebecca Noguchi. A direção artística e de produção é de Bernardo Dugin e a fotografia de Felipe Noguchi. O vídeo está disponível em três versões: a original, a com audiodescrição e a em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curta-metragem foi produzido com recurso do prêmio Estadual da Lei Federal Aldir Blanc (14.017), de 29 de junho de 2020, que define ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade por causa da covid-19, financiadas com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Após carreira no teatro musical, ‘Cinquentânias’ é o primeiro curta-metragem de Tânia Noguchi. "Para mim é uma honra participar do ‘Curta no Museu Online’. A história de ‘Cinquentânias’ começou muito baseada na minha vida, no que o tempo representava para mim, em como o tempo era mau comigo em determinadas horas, mas bom em outras", salientou a atriz.

O Solar dos Mellos, apesar das restrições impostas pela pandemia, desde o início do ano, vem prestando atendimento a pesquisadores de seu acervo de fontes primárias e outros pelo e-mail msolardosmellos@gmail.com. Fora isso, o museu adaptou alguns de seus projetos para continuar atendendo à população através das redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé.

Sinopse - No seu aniversário de 50 anos, Tânia desaparece, deixando um vídeo de despedida e levando consigo objetos de valor sentimental. Atordoadas com o sumiço repentino, suas irmãs Betânia e Caetânia tentam convencê-la a retornar. Quando se encontram, as três dão início a um fervoroso debate sobre envelhecimento, saúde e solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário