Educação: retorno às aulas presenciais passa por adaptação
Com a volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino, alunos da Educação Infantil passam por período de adaptação. O objetivo é assegurar que as crianças sejam acolhidas de maneira gradual, respeitando o tempo de cada uma, na garantia do restabelecimento de vínculos. Pais e responsáveis devem estar atentos: o cronograma da adaptação iniciado nesta última segunda-feira (16), entra na segunda semana. Na próxima segunda-feira (23), se estendendo até sexta-feira (27), a adaptação será para os alunos do Maternal I (dois anos completos) e Maternal II (três anos completos), Pré I (quatro anos) e Pré II (cinco anos), das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h.
Nesta primeira semana, iniciada na segunda-feira (16), até esta sexta-feira (20), a adaptação foi para alunos do Maternal I (dois anos completos) e Maternal II (três anos completos, até 31 de março). Já na terceira semana (30 de agosto a 3 de setembro), a adaptação e aulas nas escolas será para garotada do Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II, também em horários específicos.
O ensino municipal segue o Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais da Rede Pública de Ensino de Macaé, publicado na Portaria SEMED nº 10/2021, em 10 de julho, no Diário Oficial de Macaé. As diretrizes emanadas pelo Plano tratam de orientações específicas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e familiares dos estudantes.
No documento, são destacados o atendimento voltado para atender as especificidades da Educação Infantil (cuidado com as crianças, ações de cuidado no espaço escolar, ações no atendimento presencial, cuidado no atendimento aos pais e ou responsáveis, organização semanal, horários de entrada e saída e distribuição da carga horária).
O plano destaca ainda outras questões específicas, como: orientações gerais sobre entrada, permanência e saída da escola, monitoramento da situação de saúde das pessoas, diretrizes para alimentação escolar (realização de refeições dentro da sala de aula e no refeitório).
O documento também abrange diretrizes para transporte escolar (orientação aos condutores, monitores, famílias e estudantes e utilização dos veículos). No interior das unidades haverá regras e orientações sobre a locomoção no transporte escolar. Os veículos deverão seguir regras específicas. Também são abordadas diretrizes para limpeza e desinfecção dos ambientes (procedimentos de limpeza por área e recolhimento de lixo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário