domingo, 15 de agosto de 2021

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Prefeitura de Cabo Frio inaugura nova sede da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos

Espaço fica nas dependências do prédio da Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão

A Prefeitura de Cabo Frio acaba de inaugurar o novo espaço da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, nas dependências da sede da Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão. A Secretaria funcionará em um espaço com quatro salas no segundo andar. A entrega do espaço aconteceu na última quinta-feira (12), data que marcou o Dia Nacional dos Direitos Humanos. 


O espaço contém uma sala onde uma equipe técnica com dois funcionários cedidos pela Secretaria de Saúde realiza atendimentos: um médico especializado em clínica médica e uma psicóloga. Uma brinquedoteca para acolher as crianças durante os atendimentos foi instalada em outra sala. Outro local foi destinado para a equipe administrativa. 


A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, realçou a importância do novo espaço físico para a capacitação da corporação. 


“Desde julho, começamos a preparar os 406 guardas civis municipais de todo o município com capacitações envolvendo pastas que atravessam temas pontuais de Direitos Humanos, como a Superintendência dos Direitos da Mulher, da Pessoa com Deficiência e a LGBTI+. Precisamos trazer para o dia a dia de cada agente a realidade dos Direitos Humanos no mundo e em nosso município, pois permeia todos os atendimentos.”  


A secretária adjunta de Direitos Humanos, Carla Rodrigues, também enalteceu a chegada ao novo espaço para a integração da equipe. 


“Precisamos trabalhar com essa unidade, os agentes da Guarda precisavam conhecer e entender essa unicidade. Garantir os direitos de cada pessoa vai além de cumprir a lei, é respeitar o outro, independente da sua orientação sexual ou de gênero, convicção religiosa ou condição física".


TRABALHO INTERSETORIAL 


A inauguração teve a presença de vários representantes do governo que enalteceram a importância de ações intersetoriais, como o superintendente LGBTI+, Pedro Rosa; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Humano, Neemias Lima; a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes; a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo e o coordenador da Igualdade Racial, Manoel Justino, que destacou a importância das representatividades dentro do poder público municipal.  


“Estamos hoje ocupando um espaço de privilégio no governo e precisamos não apenas ocupar este espaço, o nosso papel é de transformação. Talvez o prefeito José Bonifácio, quando colocou cada um de nós representando uma categoria, seja um negro, uma pessoa LGBTI+, uma pessoa com deficiência, um pastor, não tenha imaginado a dimensão que isso ia tomar. Temos neste momento, a oportunidade de transformar a sociedade e fazer essa reconstrução a partir de Cabo Frio”, comentou Manoel Justino. 


Também compareceram ao evento, as secretárias da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna; e da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, a secretária adjunta de Relações Institucionais, Olívia Sá e a superintendente de Políticas Públicas, Carolina Werkhaizer, representando a Secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti. 


CAPACITAÇÕES 


A corporação também recebeu na última semana integrantes do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que atua no atendimento e acompanhamento dos casos de risco e de ameaça de morte de defensores em todo o território nacional. 


A equipe encerrou a segunda etapa do ciclo de capacitações iniciado no último dia 9 com explanações sobre diversos temas que perpassam os Direitos Humanos, como os impactos da segunda Guerra Mundial, Direitos Fundamentais, dignidade da pessoa humana e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário