terça-feira, 30 de novembro de 2021

 

Guarda Municipal: 74 anos de histórias, conquistas e superação

2021-11-30 18:50:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Maurício Porão e Rui Porto Filho
A Guarda Municipal de Macaé comemora nesta quarta (1°), 74 anos de existência

A Guarda Municipal de Macaé completará nesta quarta-feira (1º), 74 anos de existência. Na memória dos integrantes da corporação, fica a lembrança de muitas histórias, conquistas e vivências de superação. Em 2017, por meio de uma Lei Complementar, nº 0266, a guarda ficou subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

O comandante atual da Guarda Municipal de Macaé, Robson Braga de Souza, lembra que entrou na corporação aos 18 anos de idade, em 1999, sendo a primeira turma Forte Marechal Hermes, contabilizando 22 anos de muitas histórias.

"Na Guarda Municipal cresci tanto como homem, quanto profissional. Pude acompanhar o avanço e crescimento da instituição nas mais diversificadas atividades. Em minha trajetória de serviços prestados à Guarda Municipal de Macaé, atuei nos mais diversos setores: trânsito, proteção patrimonial, operacional, posturas, entre outros", recorda.

À frente do comando da Guarda Municipal desde o início deste ano, Robson Souza agora enfrenta novos desafios, ocupando uma posição de gestão, e traz a experiência que acumulou durante esses anos, para condução da Guarda Municipal de Macaé no desenvolvimento das atividades cotidianas da instituição, com a finalidade do atendimento à população macaense.

"Entre as diversas necessidades observadas, entendo que a qualificação profissional é uma das mais importantes. Em breve, iremos iniciar um processo de nivelamento técnico e tático para todos os Guardas Municipais, através de cursos e capacitação continuada. Além disso, identificamos também a necessidade de criação e adequação de algumas legislações", acrescenta.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, conta que está no seu primeiro ano de gestão e, junto com o trabalho desenvolvido pela equipe do Escritório de Gestão Indicadores e Metas (EGIM), foi estabelecido metas e projetos para serem executados no próximo ano.

“É com extrema felicidade que comemoramos mais um ano da criação da Guarda Municipal de Macaé. Ver essa trajetória de serviços prestados enche o meu coração de orgulho. Quero colaborar com esses bravos guerreiros que, tanto no passado, como nos dias atuais, estão se dedicando no cuidado da nossa cidade”, ressaltou.

A Guarda Municipal de Macaé conta com a Guarda Ambiental, Grupamento de Operações Especiais (GAOp), Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape), além de unidades que atendem à Região Serrana do município e ainda Patrulha Maria da Penha, que atende casos de violência doméstica. A corporação trabalha também com projetos sociais, como as Guardas Sênior e Mirim.

Guardas Municipais que constroem a história da instituição

O Guarda Municipal, João Paulo Mendonça, 26 anos, conta que ingressou na instituição com apenas 18 anos.

"Aos 14 anos de idade entrei no projeto social guarda mirim, da Guarda Municipal de Macaé, o período em que fui guarda mirim foi um tempo de muito conhecimento e aprendizado, tanto na vida pessoal, quanto profissional, sendo a minha primeira experiência profissional, onde pude aprender sobre cidadania, respeito, ética e muitas outras coisas que agregaram e ajudaram na minha formação", acrescentou.

O jovem que é natural de Trajano de Moraes, conta ainda que, ao término do projeto social, teve a oportunidade de realizar o concurso público para a Guarda Municipal de Macaé, onde foi aprovado aos 18 anos, em 2013. Vivendo, a partir daí, uma nova experiência, composta de aprendizados e também dificuldades durante o trajeto. "Hoje, após quase nove anos, espero que essa Instituição possa a cada dia mais crescer e demonstrar todo seu potencial", conclui emocionado.

Comandantes que passaram Guarda Municipal

A partir da Lei 13.022 do Estatuto das Guardas Municipais, ficou estabelecido que o comando deverá ser de um guarda de carreira. Esse dispositivo entrou em vigor em 2013, quando assumiu Sebastião José de Souza Monteiro, que permaneceu à frente do comando da corporação até o ano de 2015.

Já em 2015, assumiu Antônio Carlos Rodrigues; e no mesmo ano, o guarda municipal, André Luiz Monteiro, que permaneceu no cargo até o ano de 2019.

Antônio Rodrigues volta a assumir o comando da Guarda Municipal em 2019 e deixa o cargo em agosto do mesmo ano, quando assumiu a primeira mulher comandante geral, Adriana Manilha, que permaneceu no cargo até o início deste ano.

Programação de aniversário da Guarda Municipal

Dia: 1º de dezembro

Local: Sede da Guarda Municipal

8h - Entrada de Plantão – Hasteamento do Pavilhão Nacional – Palavra do

Secretário (todo o dispositivo de serviço)

8h30 - Café da manhã – Confraternização efetivo de serviço.

10h - Formatura Externa – Homenagem a Guardas Municipais.

Palestras

Local: Cidade Universitária

13h45 - Fórum

14h - Composição da Mesa

Palestras com a professora Ana Paula Aguiar; Guarda Municipal Subinspetor Rio Sacramento e com o professor João Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário