Resistência e cultura marcam entrega da Medalha Carucango
Africano, escravizado, guerreiro na luta contra correntes e protagonista de um combate em busca pela liberdade, Carucango, líder de resistência contra a escravidão, marcou a história de Macaé e deu nome a um dos maiores quilombos do estado do Rio de Janeiro. Para homenageá-lo, a Prefeitura de Macaé realizou, na noite desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal, a entrega da IV Medalha de Honra ao Mérito Carucango, que este ano teve como tema "Práticas identitárias como ferramenta de enfrentamento ao racismo". O encontro é alusivo ao Dia da Consciência Negra, cuja data é neste sábado (20).
A Medalha foi criada para homenagear os movimentos e personalidades que tiveram destaque no combate ao racismo e às desigualdades sociais. A noite foi marcada por cultura afro-brasileira, com capoeira, música, tambor e poesia.
Macaense, graduada em História, especialista em História e Cultura Afro- Brasileira, professora, militante pela igualdade de direitos e por melhores condições de vida para a comunidade do Morro do Carvão, onde foi criada, Katia Valéria Gomes Guimarães hoje atua como coordenadora de Educação para Diversidade, ligada à Secretaria Adjunta de Educação Básica, e foi uma das ganhadoras da Medalha de Honra ao Mérito Carucango, recebendo-a emocionada, ao som dos aplausos que ecoaram no auditório da Câmara Legislativa.
O prefeito Welberth Rezende destacou a importância de Carucango e de todos que contribuem positivamente para sociedade. “Carucango é sinônimo de resistência e todos os homenageados desta noite, de alguma forma, honraram o nome desse guerreiro que é um símbolo máximo de um povo que não se acomoda com a opressão e vai à luta para conquistar uma sociedade mais justa. Que o exemplo de Carucango nos impulsione a sempre lutar por dias melhores para o nosso povo e cidade”, destacou o prefeito.
Servidora e primeira-dama do município, Quelen Rezende foi uma das homenageadas com a medalha de honra ao mérito Carucango por estar à frente de campanhas e ações sociais, como a Vacinação Solidária e, atualmente, coordenando o "Natal Solidário – Doe alegria".
Participaram da homenagem secretários municipais, representantes do legislativo e da sociedade civil, além de membros de movimentos culturais. A iniciativa é da Secretaria de Educação por meio da Coordenadoria de Educação para Diversidade ligada à Secretaria Adjunta de Educação Básica.
A Secretaria de Educação disponibiliza o livro "O Quilombo do Carucango", disponível para download. Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Homenageados:
1- Herança Africana - Professor GabrIel Verani
2 - Memória - Desvendando Macaé
3 - Defesa da Criança, Adolescente, e Idoso - Quelen Rezende
4 - Educação - professora Josenilda Laurindo
5 - Pioneirismo e Resiliência - Marilena Garcia
6 - Música - Andrea Martins
7 - Literatura - Talita Costa
8 - Ações Afirmativas - Movimento Voluntário Cultural
9 - Liderança Comunitária - Gutemberg Filho
10 - Empoderamento Feminino - Iza Vicente
11 - Cultura - Jean Macaé
12 - Religioso voluntário - Pai Anderson Fernandes
13 - Movimento social - Roberto Carlos Souza Silva
14 - Surpresa em homenagem à Katia Valéria Gomes Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário