Instalação de ‘traffic calmings’ no Boqueirão é o destaque da semana
Entre as ações da Secretaria de Obras de Maricá nos últimos quinze dias (veja aqui a relação completa), uma das principais foi a implantação de duas faixas elevadas de pedestres, conhecidas como ‘traffic calmings’, na Avenida Prefeito Ivan Mundim, que liga o Centro à Barra de Maricá. As peças foram construídas em frente à nova faixa de areia e próximo à placa de boas vindas da região. A via é uma das mais movimentadas da cidade e conhecida por registrar no passado acidentes graves, em razão da alta velocidade que os veículos desenvolviam antes da ação ordenadora da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito.
As duas faixas elevadas têm 20 metros de extensão e outros 7 de largura. Naquele trecho, entre a ponte do Boqueirão e a rotatória da entrada de Zacarias, a sinalização vertical foi concluída no fim da semana passada com a pintura da ciclofaixa, que vai passar também pela lateral da ponte. De acordo com a Secretaria de Obras, a recuperação do piso da via deverá chegar ainda nesta semana até o início do calçadão de Araçatiba. Parte da pista já foi recapeada.
O mês começou com um mutirão de conservação (que tem apoio da Secretaria de Obras) já no dia 1º nos bairros da Gamboa e Itaipuaçu (localidade do Jardim Atlântico). A ação contou com equipes da Secretaria de Conservação que utilizaram máquinas patrol retroescavadeiras, caminhões trucados e carretas para limpar as ruas e tapar os buracos destas localidades. Somente no Jardim Atlântico, 44 vias foram beneficiadas com ações desde a Rua 85 até a 129.
Nos dias seguintes, a urbanização do loteamento Manu Manuela, que fica na altura do quilômetro 19 da rodovia RJ-106, teve um importante avanço em suas ruas, com a instalação da rede de drenagem na esquina entre as ruas 25 e 14, na qual as manilhas vão seguir para beneficiar outras vias da região. Em todas as ruas que receberam manilhamento, o escoamento da água das chuvas seguirá em direção ao canal que corta o bairro.
As ações de urbanização do Manu Manuela começaram em junho e já passaram pelas ruas 26, 27, 28 e 29, além da principal da localidade conhecida como Rua do Canal, que recebem o meio-fio pré-moldado e o preparo da base do solo para receber asfalto. Houve ainda a instalação de uma pequena rede entre a Rua 10 e o canal que corta a localidade. Uma caixa de passagem foi construída na esquina com a via principal para ligar a rede já existente na rua e, com isso, escoar a água das chuvas para o canal, evitando alagamentos na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário