sexta-feira, 29 de março de 2019

Vice-prefeita participa de comemoração de 12 anos do programa Justiça Itinerante

Superintendente de Justiça e Assistência Judiciária, Mariana Lontra Costa, também participou do evento, que aconteceu no auditório da Universidade Cândido Mendes
Por: Patrícia Barreto - Foto: Rogério Azevedo -  29/03/2019 - 19:04:47
O auditório da Universidade Cândido Mendes recebeu nesta sexta-feira (29), autoridades da área judiciária para comemorar os 12 anos do Programa Justiça Itinerante no Norte Fluminense. A vice-prefeita, Conceição SantAnna prestigiou o evento que teve como umas das palestrantes, a superintendente municipal de Assistência Judiciária (SMAJ), Mariana Lontra Costa.

A Prefeitura de Campos tem parceria com a Justiça Itinerante e a SMAJ representa esse convênio com advogados que atuam nos dois polos do Itinerante que é Morro do Coco e Goitacazes, onde também há um núcleo da superintendência.  

- Esta parceria é mais do que uma obrigação, enquanto município, o poder público estar de mãos dadas nessas ações, nesses trabalhos tão importantes à população, principalmente a mais carente. A JI vai onde as pessoas não têm acesso ou desconhecem seus direitos. Campos é uma cidade muito grande e quando a JI vai a pontas opostas, como acontece atualmente, que é Morro do Coco e na Baixada Campista, a gente percebe como a JI tem a capacidade de ajudar pessoas. Vim parabenizá-los pelo belíssimo trabalho que vêm realizando e que venham muitos e muitos anos promovendo acesso ao direito – destacou Conceição SantAnna.   

O Programa atende à população mensalmente através de um ônibus onde atua uma equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O atendimento acontece de 9h às 15h. 

Mariana Lontra adiantou que mesmo vencendo em junho deste ano, a superintendência já fez a renovação do convênio para que este trabalho tão importante para a população tenha continuidade.
 
- A JI, assim como os núcleos da superintendência, têm um conceito muito parecido: a gente leva a justiça até as pessoas mais necessitadas. É uma questão de cidadania que proporciona o direito que, às vezes, a população nem sabe que tem. De uma certa forma, a JI resolve a vida deles de uma forma rápida porque a Itinerante é célere e isso facilita muito a vida dessas pessoas – finalizou a superintendente. . 

Ao todo, são 25 JI no estado carioca. No Norte Fluminense, além de Campos, há polos em Aperibé, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, Varre Sai, Carapebus e Cardoso Moreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário