sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Escolas recebem a comunidade na Semana de Práticas Pedagógicas

  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Alunos apresentaram arte para familiares e a população
  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Brincar é a melhor forma de aprender
  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Brinquedoteca resgata antigas brincadeiras como a argola
  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Os pais não paravam de fotorgrafar os filhos durante apresentação
  • Foto: Maurício Rocha
    Descrição da foto
    Rio das Ostras abre as portas das escolas para comunidade
Publicada em: 29 de agosto de 2019 - 15h27Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Aprender por meio da brincadeira e do lúdico. Este é o objetivo da 6ª edição da Semana de Práticas Pedagógicas de Rio das Ostras que até sexta, dia 30, abre as portas de 22 unidades escolares do Município para que pais e comunidade em geral conheçam os projetos que envolvem cerca de 5700 alunos, além de prestigiar as apresentações artísticas dos estudantes.
Na escola Sr. João Batista Gomes da Cruz, em Nova Cidade, a história da “Cabra Cabresto” tirou gargalhadas dos pais que não tiravam os olhos de cada cena. Sapinhos, cachorrinhos, patinhos, tourinhos e tantos outros animais davam vida à encenação dos alunos.
“A gente se encanta junto com eles porque nos surpreendem sempre. A questão do ‘brincar’ em sala de aula traz novas oportunidades de aprendizagem. Eles ficam mais soltos e vejo muitos resultados em casa”, contou Etiene França, mãe do Felipe.
Do lado de fora da escola, a brinquedoteca fica disponível durante a semana. O espaço resgata os brinquedos que marcaram a infância de muita gente, como a peteca, a amarelinha e o boliche com o alfabeto. A construção do material faz parte da sala de recursos da Educação Inclusiva da escola, mas é aberto para todos os alunos.
“Brincando é que a gente aprende melhor. Aqui na brinquedoteca resgatamos as antigas formas de se divertir em grupo, colaborando para a socialização destas crianças. Tudo aqui é feito com material reciclável para reforçar sobre as questões ambientais”, disse a professora de Educação Inclusiva Rosana Elias.
INCLUSÃO – Natália Gomes não tirava os olhos do menino com o figurino de touro. Era seu filho Marcello que, com apenas 5 anos, já divide seu papel no teatrinho com os colegas de classe. Mesmo convivendo com o autismo, o aluno mostra o quanto que a convivência na escola é importante para o seu desenvolvimento.
“Fico emocionada em vê-lo atuando dentro dos limites dele. Aqui é respeitado e tratado com muito amor. Amo a escola Sr. João Batista”, contou Natália.
Quem também faz questão de acompanhar as atividades do filho é Cristiano Pires. “A paternidade presente é fundamental para que meu filho seja uma pessoa mais segura e amada. Eu incentivo tudo que ele faz e, sempre que posso, acompanho o que ele faz. Saí rapidinho do curso para prestigiá-lo”, destacou o pai de Caíque, de 4 anos.
EVENTO – A 6ª edição da Semana de Práticas Pedagógicas começou com apresentações artísticas dos alunos nos dias 26, segunda, e 27, terça. Entre os dias 28 e 30, as apresentações acontecem em 22 unidades escolares.
“A Rede Municipal de Ensino promove a Semana de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil entendendo a necessidade de reflexão coletiva para garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção, à saúde, à brincadeira e a uma educação de qualidade”, completou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário