sábado, 31 de agosto de 2019

IV Conferência Municipal da Mulher foi realizada nesta sexta (30), em Gravatá

 30 DE AGOSTO DE 2019
Fotos: Bruna Oliveira / SECOM Gravatá
A IV Conferência Municipal da Mulher foi realizada nesta sexta-feira (30), no auditório do CAIC. Sob o tema “Mulher e direito, uma luta pela igualdade e pelo respeito”, os participantes discutiram e elaboraram propostas para a construção de políticas públicas para as mulheres. 
“Esse foi um momento de contribuição para a mudança. Aqui, discutimos as propostas, falamos sobre as principais demandas e necessidades do público feminino no município. Em breve, toda a nossa discussão de hoje será levada à nível estadual e nacional, para que as políticas públicas voltadas para a melhoria da vida e participação social das mulheres sejam implantadas e efetivadas em todo o país,” explicou a Secretária da Mulher, Taciana Medeiros.
O grupo foi composto por representantes do governo municipal, da sociedade civil e de organizações não governamentais do município. Dividido em seis turmas, os participantes discutiram e apresentaram propostas no campo da saúde das mulheres, educação inclusiva, segurança, enfrentamento à violência, autonomia econômica e participação política. 
“São espaços como esse que dão a oportunidade da mulher ter voz para reivindicar seus direitos. Apesar das lutas, avanços e conquistas, a sociedade ainda precisa nos ouvir e saber o que de fato nós queremos. Vim acompanhada de mulheres do nosso grupo ProLudos e já viemos com algumas ideias que pudemos debater com as outras colegas e elaborar novos projetos,” disse Josefa Silva, Coordenadora do ProLudos, associação administrada pela Igreja Luterana em Gravatá.
Ao lado de sua filha Ana Beatriz, de 8 anos, Jaceni Ferreira, moradora do bairro Maria Auxiliadora, fez questão de participar do evento para também dar sua contribuição às discussões.
“Eu aprendo muito com essas conferências e faço questão que minha filha também participe desde cedo. Conhecimento a gente leva pra o resto da vida e, aqui, a gente pode aprender com a experiência de outras mulheres pra buscarmos melhorias para o nosso futuro e dos nossos filhos,” disse.
O Prefeito Joaquim Neto parabenizou todas as participantes e destacou o protagonismo das mulheres em sua gestão.
“Ficamos muito felizes com esse grupo. Queremos ver mais dessas mulheres assumindo cargos de destaque e conquistando seus objetivos. Tenho muito orgulho de trabalhar com grandes mulheres no secretariado municipal. Temos bons exemplos disso, que são as profissionais competentes que cumprem com excelência o seu papel na nossa gestão. Que daqui saiam boas propostas pra continuar mudando a realidade de muitas outras mulheres,” falou.
A Conferência Estadual da Mulher deste ano, com o tema “Mulher, Democracia. Uma Luta por Direitos Iguais” acontece nos dias 30 e 31 de outubro, em Gravatá. Já a nacional será em Brasília- DF, com datas previstas para 24 a 27 de novembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário