VV terá prioridade aos recursos federais para a promoção da igualdade racial
De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Vandique Magalhães| Foto: felix cunha falcão
Criado: 05 de novembro de 2019
Vila Velha deu mais um passo em direção à promoção da igualdade étnico-racial. É que o município aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O termo de adesão foi publicado no último dia 29 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A adesão foi realizada na modalidade gestão básica para a definição de responsabilidades a fim de implementar políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. A iniciativa do Sinapir é da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos.
O município canela-verde possui aproximadamente 500 mil habitantes, segundo números do censo do IBGE de 2010. O instituto calcula que mais da metade da população do município é formada por negros, pardos e indígenas.
“O município terá uma vantagem significativa nos editais e processos seletivos disponibilizados pela Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, pois receberá uma bonificação em pontos, além de ter o acesso preferencial aos recursos do governo federal”, explicou o coordenador de políticas da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Governo de Vila Velha, Evan Halei.
A vice-presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Meryciane Silva de Oliveira, também destacou a iniciativa. “A adesão favorece a adoção de políticas públicas voltadas à promoção de igualdade racial, buscando oportunidades, tratamentos e programas, em prol de um município sem racismo, reconhecendo as demandas mais imediatas da sociedade, com ênfase na população negra e nas suas tradições”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário