segunda-feira, 10 de maio de 2021

 

Covid-19: Semana epidemiológica aponta nova tendência da pandemia

2021-05-09 15:10:00 - Jornalista: Márcio Siqueira
Compartilhe:  
  •  
  •  
As informações são analisadas pela Secretaria de Saúde que apresentará na sexta-feira (14) os novos índices do Covidímetro

Dados que indicam o total de casos confirmados, a taxa de ocupação dos leitos de CTI e o número de óbitos de Covid-19 registrados nos últimos dias apontam uma nova tendência da pandemia em Macaé. As informações são analisadas pela Secretaria Municipal de Saúde que apresentará na sexta-feira (14) os novos índices do Covidímetro.

A confirmação da circulação da variante P.1.2, identificada pela Secretaria Estadual de Saúde em amostra de um paciente da Covid-19 atendido em Macaé, e o efeito das medidas de enfrentamento à disseminação da doença, como a Busca Ativa de novos casos realizada em bairros de maior incidência e óbitos, reforçam as decisões e estratégias adotas pela Saúde, como forma de encarar à pandemia e assegurar assistência e atendimento à população.

“Todas as decisões e informações novas sobre a pandemia são tomadas e divulgadas dentro do estudo dos índices da semana epidemiológica. Precisamos levar em consideração o período de 7 a 14 dias para garantir a identificação do comportamento da doença na cidade. E a situação ainda é de alerta”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Por conta desta cautela, e diante da oscilação dos indicadores que avaliam o estágio da pandemia na cidade, o município instituiu novos indicadores destinados a orientar a população sobre a necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários, além das decisões que envolvem as restrições sobre o funcionamento das atividades econômicas locais.

Exemplo destas medidas é a alteração da faixa de risco indicada no Covidímetro. A identificação da bandeira também respeita a avaliação dos dados da semana epidemiológica, sofrendo alterações às sextas-feiras.

“Quando ocorrem alterações que indicam a elevação dos indicadores de taxa de ocupação dos leitos de CTI, ou do crescimento dos casos de infecção, a alteração da bandeira vermelha ocorre de forma imediata”, explica o Secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário