quinta-feira, 10 de junho de 2021

 

Aliel Machado faz audiência pública para protestar contra corte de verbas no ensino superior

259
O deputado Aliel Machado entende que num momento em que todos buscam limitar o corte e as ações do Governo na área econômica, é um erro afetar a educação

 

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou requerimento apresentado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) para que seja realizada audiência pública com a participação da presidente da Capes, Cláudia Toledo. Durante a reunião, o deputado leu uma carta enviada à Comissão pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), manifestando o apoio aos Programas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) em contrariedade às medidas de contenção indicadas pela Capes no último dia 29 de abril de 2021.

De acordo com a APIESP, as medidas anunciadas pelo Governo têm um desastroso impacto para as instituições de ensino superior, tanto quanto incalculável prejuízo para os programas e para o desdobramento social decorrente do corte de bolsas aos nossos estudantes, corroborando, assim, drasticamente com o desmantelamento das Licenciaturas e das Políticas de Formação Docente.

Além disso, aponta o documento, “os impactos da decisão intempestiva indicada pela Capes, impõe um agravamento acentuado das condições de formação docente, sobretudo neste momento em que as instituições e suas comunidades estão empenhando irrestritos esforços para enfrentar as condições advindas da Pandemia COVID-19, dentre elas, na esfera dos programas, os diferentes cenários acadêmicos e escolares, calendários institucionais distintos e metodologias remotas de ensino”, relatam.

O objetivo da convocação da presidente da Capes, segundo Aliel, é debater o corte de bolsas aos estudantes, corroborando drasticamente com o desmantelamento das Licenciaturas e das Políticas de Formação Docente no Brasil.

De acordo com o parlamentar, é preciso unir esforços contra o retrocesso. “Num momento em que todos os campos buscam limitar o corte e as ações do Governo na área econômica, consideramos um grande erro afetar a educação, a ciência e as instituições de ensino superior. Precisamos atuar unidos, pois isso representa um retrocesso, um atraso. De maneira alguma, agir sob qualquer aspecto ideológico ou político, e sim a valorizar a ciência e a educação, que une a todos nós”, lembrou o deputado.

 

Leandre pede mais verbas da Saúde ao Paraná pelo crescimento da Covid

A deputada Leandre se preocupa com a alta taxa de contaminação registrada no estado do Paraná

Altas taxas de transmissão. Filas de espera por uma UTI. E a existência de novas variantes do coronavírus levaram a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) a enviar um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ela chama atenção para o colapso no sistema de saúde público e privado do Estado e solicita um socorro emergencial para o Governo Federal.
“Estamos solicitando ao ministro recursos financeiros, que possam ser transferidos para o Fundo Estadual da Saúde, para auxiliar os municípios. E além disso, também precisamos de mais doses de vacinas, mais equipamentos, insumos, e medicamentos”, destaca a deputada.
No documento, Leandre leva ao conhecimento do ministro a fase crítica de transmissão acelerada da doença no Estado. Hoje, o Paraná tem a maior taxa de transmissão do Brasil, superando a média nacional. Estatísticas apontam que cada 100 paranaenses contaminados transmitem a doença para 114 pessoas. Enquanto no Brasil cada 100 brasileiros contaminados transmitem o vírus para 103 pessoas.

Atualmente, o Paraná é o Estado brasileiro com o maior número de pessoas com a Covid-19 à espera de um leito de UTI. Para piorar, a enorme busca por internação acarretou na suspensão de cirurgias eletivas, por um período de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário