quarta-feira, 23 de junho de 2021

 

Prefeitura decreta luto oficial de 3 dias

2021-06-21 15:10:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Acervo Pessoal
Dr. Eduardo Cardoso, secretário Municipal da Casa Civil, que faleceu nesta segunda (21)

Acolhedor, simples, de sorriso largo e defensor dos animais... Muitos são os adjetivos que marcaram a vida – pública e pessoal – de Dr. Eduardo Cardoso, secretário Municipal da Casa Civil, que faleceu nesta segunda (21), aos 70 anos de idade. Grande parte de sua vida foi dedicada à política macaense e à história da cidade e, atualmente, estava coligado ao Partido Podemos. Por tamanha importância no cenário de Macaé, o prefeito Welberth Rezende decretou, a partir de hoje, três dias de luto oficial no município.

“Hoje é um dia triste para todos nós. Dr. Eduardo era um grande médico, vereador por sete mandatos e meu secretário de Casa Civil. Além disso tudo, para mim, ele era muito mais do que um amigo. Eduardo Cardoso foi quem mais acreditou em mim, quem mais me apoiou desde a minha primeira candidatura a vereador e, com certeza, não chegaria até aqui sem a parceria dele. Dr. Eduardo tem um legado eterno em Macaé e uma presença na minha vida que jamais se apagará. Descanse em paz, querido amigo. Tenho certeza que Deus te receberá de braços abertos. À sua família, fica aqui meus sentimentos e seguimos em oração pela recuperação do seu filho Thales”, declara Welberth Rezende.

O presidente da Câmara Municipal de Macaé, Nilton César Pereira Moreira, o Cesinha (Pros), observa que esta é uma perda muito grande para o município. “Não temos palavras para expressar a importância de todo o tempo que Dr. Eduardo passou à frente do Legislativo. Dedicou grande parte de sua vida a esta Casa e à comunidade macaense como parlamentar e médico. Foi um privilégio trabalhar com ele, e um grande aprendizado ver como conduzia a Mesa Diretora. Aprendi com Eduardo a respeitar sempre o diálogo, considerar todas as posições, para chegar às decisões mais acertadas. Destaco nas suas gestões o quanto valorizava o servidor público e dizia que esse era o caminho de fazer com que a Câmara melhor atendesse a população. E aprendi também a importância do sorriso, vendo como ele sorria sempre, mesmo diante dos grandes desafios que enfrentávamos em tantas situações difíceis da vida parlamentar”, observa Cesinha.

Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e integrante da executiva estadual do partido Cidadania, Jayme Muniz também lamenta a perda do amigo, a quem chamava de anjo da guarda. “Eu queria ampliar um pouco o quanto esse cara foi especial para Macaé. A atuação de Eduardo ia muito além de Macaé, da direção estadual do partido, do PPS, agora Cidadania, durante muitos anos. Levou o jeito dele, humano, de fazer política, ético, muito além de Macaé. Aqui em Macaé, é o cara que mais conhecia, eu tinha contato há mais tempo e que, quando o prefeito Welberth me fez o convite para secretário, o cara que eu fui pedir o aval. Foi o cara que mais me incentivou a ser secretário aqui. Eu o chamava de meu anjo da guarda, porque tudo ele me perguntava se eu estava precisando, como eu estava, como estava minha família, porque eu estou recente na cidade. O maior amigo que eu tinha em Macaé era ele”, explica Jayme.

Secretário Adjunto de Comunicação, Rômulo Campos, também lamenta essa grande perda para o município. “Eduardo Cardoso sempre viveu intensamente para a medicina e para a política. Participou dos mais significativos e importantes momentos das transformações socioeconômicas que Macaé atravessou nos últimos 40 anos, seja liderando muitas destas lutas, seja buscando junto a organismos e instituições projetos que pudessem transformar positivamente a vida dos cidadãos macaenses. Deixa um espaço político que dificilmente será preenchido”, acrescenta Rômulo.

Secretário Municipal Adjunto de Relações Institucionais, Alexandre Cruz ressaltou que hoje é um dia difícil para todos nós e que sua fala não é apenas como responsável por essa pasta da prefeitura, mas como um amigo de 15 anos de convivência. “Nós fomos presidentes de Câmaras juntos, eu em Nova Friburgo, ele em Macaé. Nós sempre éramos os últimos a discursar nos encontros do partido. Um homem sábio. Aprendi muito com ele. É uma lástima para nós, para o partido Cidadania, mas também para Macaé, pela sua liderança, pela sua capacidade de envolvimento com as pessoas. O triste disso tudo é que, Dr. Eduardo, nesses últimos dias, ele sempre preveniu e cobrou a gente prevenção, para usar a máscara, para fazer tudo correto, como médico que ele era. Eu posso dizer que nossos corações estão sangrando com essa perda. Eu, particularmente, que fui tão bem recebido por ele, é uma lacuna muito grande. Tenho só que pedir a Deus que o receba em Seus braços e que ele possa confortar à família. Eu trago na memória uma alegria muito grande do tempo que convivi e tudo que aprendi com ele, sua generosidade, mas acima de tudo, uma gratidão eterna da forma carinhosa que ele me recebeu em Macaé”, declara Alexandre.

Para Mauro Torres, secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico do município, foi uma honra ter conhecido um homem como Dr. Eduardo. “Conheci pessoalmente em 2018 e, desde então, foi um grande professor pra mim. Que Deus o receba de braços abertos”, deseja Mauro.

A secretária Municipal de Saúde, Liciane Furtado, exaltou o legado deixado. “O trabalho realizado por Dr. Eduardo em Macaé é reconhecido por sua dedicação à saúde pública humanizada”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário