segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 

Prefeitura realiza palestra remota para alunos da Bahia

2021-09-20 16:30:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
Coordenadoria de Educação para o Trânsito oferece palestras online para instituições de ensino

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou palestra online remota para os alunos do Centro Educacional Maria Rita, em Taperoá, interior da Bahia, na última semana. A palestra foi direcionada para 40 alunos, entre 6 e 10 anos de idade, do Ensino Fundamental I. O convite para a apresentação da aula partiu da diretora da escola, Dalila Braz, que conheceu o trabalho da secretaria pelas redes sociais do governo municipal.

Essas palestras são promovidas regularmente pela coordenadoria para escolas municipais, estaduais e particulares. O nome é “Circulando no Trânsito”. A prática deste projeto pode ser solicitada por meio do e-mail educacaotransitomacaerj@gmail.com

A palestra foi realizada pela agente e educadora de trânsito, Josiana Wilme, que destacou a importância do cumprimento das normas como um ato de cuidado e amor. “É gratificante saber que o nosso trabalho educativo, que é feito com tanta dedicação, possa ter alcançado um outro estado e o mesmo tenha nos solicitado no mês do trânsito”, explica.

Foram abordados os quatro principais elementos do trânsito: pedestre, veículos, vias e sinalização. E destacadas situações cotidianas das crianças, como travessias de vias; não soltar pipa nas ruas ou próximo aos fios de energia elétrica; não jogar bola nas ruas; utilização do cinto de segurança e material de retenção; carona nas motocicletas somente a partir de 10 anos e com capacete de tamanho adequado, entre outros temas.

“Atuar remotamente nos deu a oportunidade de expandir a Educação para o Trânsito e dividir experiências com outros entes e entidades públicas”, ressalta o Coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

Apesar da cidade onde a escola está localizada não ter semáforo ou faixas de pedestres, o deslocamento para a cidade vizinha de Valença, é constante. O município de Valença é muito movimentado e recebe diversos visitantes, principalmente por ser o principal acesso ao povoado de Morro de São Paulo.

Também na última semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana enviou a Cartilha da “Família Roda Certo” para o Centro Educacional Sant’Anna Vianna, de São Pedro D’Aldeia (Região dos Lagos). O material foi solicitado pela coordenadora de Educação da escola, Luciana de Menezes, para compor o trabalho realizado sobre trânsito/educação, para 30 alunos do ensino Fundamental I. A diretora do Centro Educacional Sant’Anna Vianna, Gilda Fernandes, incentiva as informações positivas relacionadas ao trânsito que contribuem para a segurança de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário