terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"A terra treme o tempo todo", afirma brasileira na Nova Zelândia

Márcia de Noriê relata o drama na cidade de Christchurch, atingida por terremoto


Mais de 10 horas depois do terremoto que atingiu Christchurch, na Nova Zelândia, a terra continuava a tremer. Os chamados "aftershocks", ou terremotos de menor intensidade, seguiam assustando os moradores da segunda maior cidade do país, como relata a brasileira Márcia de Noriê. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Márcia descreveu a situação crítica na cidade, onde não há água e 50% da população está sem energia elétrica.

— Prédios enormes foram abaixo, uma coisa horrível, horrível...O centro financeiro da cidade foi o mais atingido. Não estou conseguido dormir, a terra treme o tempo todo — disse.

Segundo Márcia, o prefeito da cidade, Bob Parker, tem feito comunicados constantes à população pela TV. De acordo com o último pronunciamento, a preocupação maior das autoridades é resgatar as pessoas que estão soterradas. Não há ainda uma avaliação do total de vítimas sob os escombros.

O tremor de 6,3 graus ocorreu às 12h51min de terça-feira na Nova Zelândia (20h51, ainda na segunda-feira, no horário de Brasília). Até o início da manhã desta terça-feira, o número de mortos era de 65. Segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto ocorreu a cinco quilômetros da cidade e a apenas quatro quilômetros de profundidade,.

Christchurch, cidade de 340 mil habitantes, já havia sido abalada em 4 de setembro de 2010 por um terremoto de 7 graus, que não provocou mortes, apenas danos materiais consideráveis.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário