sexta-feira, 4 de maio de 2018

FESTA JUNINA

Arraiá da Capitá tem programação no teatro Waldemar Henrique e Portal da Amazônia

03/05/2018 17:35
A programação do “Arraiá da Capitá” de 2018 será realizada em dois pontos distintos de Belém: o teatro Waldemar Henrique, que será palco das mostras culturais de Pássaros e Cordões de Bichos, e o Portal da Amazônia, onde acontecerão os concursos oficiais das quadrilhas e misses, além das apresentações artísticas e grupos folclóricos.
As inscrições para o “Arraíá” abrem no próximo dia 07 deste mês para as quadrilhas. O calendário segue até o dia 25 contemplando todos os segmentos da manifestação cultural junina de Belém. Os grupos de Pássaros estão animados para participar da festa. Na manhã desta quinta-feira, 03, os representantes se reuniram com diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, no Cinema Olympia, para debater o edital relativo à programação.
O edital 003/2018 lançado pela Fumbel preconiza a realização da programação do “Arraiá da Capitá”, assim como a participação e a integração de grupos folclóricos e artísticos de Belém, além de valorizar a apresentação cultural, a partir de pagamento de prêmios-base destinados a Mostra Cultura e à realização do concurso oficial de quadrilhas e misses juninas.
A programação será realizada em momentos e locais distintos. A festa começará na manhã do primeiro domingo do mês de junho, com apresentação e cortejos de Pássaros e Cordões de Bichos, no teatro Waldemar Henrique e Praça da República. E no período de 13 a 21 de junho, no Portal da Amazônia, o público vai acompanhar o concurso oficial de quadrilhas juninas e misses, além da apresentação de grupos folclóricos e artísticos.
As inscrições para participar do “Arraiá da Capitá” são gratuitas. Todos os detalhes da programação e documentos exigidos para inscrições, assim como os anexos com fichas de inscrições, regulamento dos concursos e premiações estão publicados na página oficial da fundação na internet. Os interessados podem consultar o documento online ou presencial na sede da Fumbel, no prédio do Memorial dos Povos, bairro de Nazaré.
Tradição – Os grupos de Pássaros são considerados manifestações culturais genuínas de Belém. O Pássaro Tem-Tem é o mais antigo com 88 anos de fundação. Segundo o “guardião”, que é a denominação da pessoa que coordena o Pássaro, Antônio Ferreira, 48, o grupo foi criado em 30 de maio de 1930 por pescadores de Icoaraci. Atualmente, o Pássaro Tem-Tem está bem estruturado com barracão próprio e o elenco completo no bairro do Guamá. “Temos muito orgulho da nossa tradição, somos referência no filme Ópera Cabocla, premiado nacionalmente e com atuação brilhante do ator paraense Adriano Barroso, portanto, participar da programação junina da Prefeitura é uma honra para nosso grupo”, disse Antônio Ferreira, que é arte-educador e historiador.
A radialista aposentada Iracema Oliveira, 81, é “guardiã” do Pássaro Tucano, do bairro do Telégrafo. Ela conta que participa das manifestações culturais e folclóricas desde garota e que a tradição começou com pai dela, Francisco Oliveira. “São anos dedicados à cultura popular e com muito trabalho consegui envolver minha família na tradição e estamos firmes com nosso trabalho”, conta.
Para a edição 2018 do “Arraiá da Capitá” os grupos mais tradicionais de Pássaros estão preparando espetáculos inéditos com textos adaptados de autores paraenses. Segundo Iracema Oliveira, a linguagem é de fácil compreensão e a mensagem deixada é pela preservação dos animais. Os ensaios dos grupos seguem a todo vapor. Os Pássaros Rouxinol, O Uirapuru, Sabiá, Beija-Flor, Tanguará, além dos Cordões de Bicho Pássaro Colibri de Outeiro e Pavão também participaram da reunião com a Fumbel no Cine Olympia, e garantiram presença no “Arraiá da Capitá”.
SERVIÇO
Inscrições para o “Arraiá da Capitá”
7 a 11 de maio – FUMBEL
Quadrilha juvenil/adulta
Quadrilha cômica
Casamento na roça
8 a 15 de maio  – Cine Olympia
Grupos de Pássaros Juninos
Cordões de Bichos
14 a 18 de maio – FUMBEL
Misses
15 a 25 de Maio – FUMBEL
Grupos de Toadas
Boi-bumbá
Parafolclórico
Carimbo de Pau e Corda
Maiores informações: FUMBEL – José Malcher 295 – Memorial dos Povos
Por Selma Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário