terça-feira, 8 de maio de 2018

“Via Esporte Arthur Bernardes” completa um ano de sucesso

Espaço é voltado à prática de atividades físicas. Avenida é fechada, aos domingos, de 7h30 às 13h30, no trecho entre a Avenida José Alves de Azevedo e BR-101.
Há precisamente um ano, a população campista ganhava o “Via Esporte Arthur Bernardes”, um espaço público destinado à prática esportiva e ao lazer das famílias. Ao longo desse período, foram 43 domingos destinados — considerando o período de 17 de dezembro a 28 de fevereiro que ficou fechado, devido ao verão — e o projeto teve a aceitação do público, que abraçou e vem frequentando o local. A Arthur Bernardes é fechada ao trânsito de veículos, todo domingo, das 7h30 às 13h30, no trecho entre a BR-101 e a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) para que a população e visitantes possam andar de bicicleta, skate, patins ou até mesmo caminhar ou fazer piqueniques. A ideia do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, foi incentivar o campista a curtir a cidade, assim como acontece em grandes centros brasileiros. O projeto foi inaugurado em 7 de maio de 2017, pelo prefeito Rafael Diniz. 

— O projeto deu tão certo que, além de ser um espaço aprovado pela população para fazer uma atividade física, passou a ser um grande palco para celebrar datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, além de campanhas educativas, como “Maio Amarelo”, que tem como meta reduzir os altos índices de acidentes de trânsito. O Via Esporte é abraçado por várias secretarias e instituições, que buscam parcerias para lançar campanhas educativas e de conscientização, como do aleitamento materno, plantio de árvores, contra a pedofilia, os Jogos da Maturidade, entre tantas outras ações — destacou Thuin.

Para manter o espaço, a FME organiza, juntamente com parceiros, ações voltadas para o esporte, como: aulão de dança, roda de capoeira, oficinas de bike, skate, corrida com a participação dos professores da FME, visando a mostrar às crianças, adolescentes, adultos e idosos, a importância de fazer uma atividade física.

Thuin frisa que o Projeto Via Esporte Arthur Bernardes serviu de espelho para, em novembro último, a implantação do Via Esporte Guarus, que este ano ganhou novo formato, sendo realizado na Praça da Igreja Santo Antônio. Em Guarus, o projeto tem a participação do Sesc/Campos, duas vezes por mês, com ações sociais voltadas aos moradores do bairro e adjacências. 

A meta da Fundação Municipal de Esporte é massificar o esporte nos bairros e distritos. Atualmente, mais de 13 mil pessoas participam de uma das 40 modalidades esportivas oferecidas pela FME, na sede, nos Centros Escola do Esporte (CEDEs), praças públicas, academias populares, Casa do Vôlei, Farol de São Thomé, Ururaí e Morro do Coco. A meta é chegar até o final deste ano a 20 mil atendimentos, com a implantação de outros projetos, como Casa do Futsal.
Por: Jô Siqueira - Foto: Marcos Gonçalves/Rafael Peixoto -  07/05/2018 14:18:53

Nenhum comentário:

Postar um comentário