Eleição de diretores: inscrição das chapas nesta quarta e quinta
2018-11-21 11:30:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
Processo garante gestão democrática das unidades escolares
Cada chapa deverá entregar documentos que constam no edital. Poderão votar alunos das turmas de 6º ao 9º anos e Ensino Médio, pais e responsáveis legais pelos alunos da Educação Infantil e estudantes de 1º ao 5º ano, além de membros do Magistério e demais servidores lotados nas escolas. Os candidatos aprovados passaram por avaliação de conhecimento e habilidades gerenciais. Eles vão atuar no triênio 2019, 2020 e 2021.
No ato da inscrição, cada chapa deverá entregar a cópia do Plano de Gestão, a ser apresentado e monitorado pelo Conselho Escolar, além de Certidão Negativa do Cartório Distribuidor da Justiça Criminal da Comarca de Macaé/RJ ou do Cartório Distribuidor do Município onde reside, caso o candidato tenha apresentado apenas o protocolo comprobatório no ato da inscrição da 1ª etapa deste processo seletivo. Durante a entrega do Plano de Gestão, o inscrito informará dia e horário escolhidos para apresentação na Unidade Escolar.
O processo eleitoral visa ao atendimento ao direito e às aspirações da comunidade escolar em participar dos momentos decisórios da gestão do ensino público. O edital do processo para diretor e adjunto considera a necessidade de uma escola municipal ser administrada por professores com reconhecida competência técnica. O objetivo é a efetivação da gestão democrática. Atualmente, a rede municipal de Macaé conta com 230 diretores gerais e adjuntos.
Plano de Gestão deve ser apresentado
A segunda etapa do processo seletivo será a apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar, etapa obrigatória, sem caráter eliminatório ou classificatório, entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26).
O documento deve conter identificação e caracterização da unidade escolar e os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, com metas e estratégias. Nesta etapa, a Comissão Eleitoral Central organizará e acompanhará o cronograma das apresentações dos Planos de Gestão dos candidatos aptos a participar do processo eletivo em cada escola municipal.
Eleição ocorre dia 4 de dezembro
Já o período eleitoral será entre os dias 27 a 30 de novembro, após a apresentação do Plano de Gestão. A Secretaria de Educação vai designar, por portaria, uma Comissão Eleitoral Central para orientar, supervisionar e acompanhar todo o processo. O servidor que for candidato exercerá suas funções normalmente, sendo que a Comissão Eleitoral l disciplinará as dispensas necessárias para a realização da campanha.
A eleição nas escolas vai acontecer no dia 4 de dezembro de 2018 nos turnos de funcionamento das unidades. Durante o período da campanha eleitoral será apenas permitido ao candidato interpor junto à Comissão Eleitoral Central recursos e/ou requerimentos; requerer a lista de votantes da comunidade escolar; realizar uma visita a cada sala de aula, pelo prazo máximo de 20 minutos; além de afixar uma faixa e cinco cartazes, conforme especificações no edital. Os resultados dos recursos e a divulgação dos eleitos será no dia 13 de dezembro .
Já no período de 16 a 30 de dezembro haverá a transição da gestão. Os diretores eleitos exercerão mandato de três anos. Durante a atuação, eles terão que participar dos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, formação para o exercício da gestão escolar e atualização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário