sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Congresso Estadual Empresarial de Turismo busca alavancar setor

2018-11-30 14:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Ana Chaffin
Secretário de turismo apresenta ações e projetos do poder público
O segundo dia do Congresso Estadual Empresarial de Turismo, encontro promovido, em Macaé, pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), teve o "Workshop de alinhamento de ações e projetos - poder público", apresentado pelo secretário adjunto de Turismo da Prefeitura de Macaé e presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fest Rio), Leonardo Anderson.
O evento, que aconteceu nesta quinta (29) e sexta-feira (30), no Royal Palace Hotel, reuniu representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesãos, transporte, entre outros. O objetivo foi compartilhar conhecimentos para qualificação do setor.

"O Fórum de turismo tem a proposta de criação do ICMS turístico, que visa dar mais vida aos municípios, é claro, com alguns critérios. Além disso, a elaboração do novo Plano Estadual de Turismo. Em Macaé, também iremos realizar um plano municipal do setor e, ainda, a criação inédita do plano de desenvolvimento da gastronomia. Todas essas ações têm interação do poder público com iniciativa privada", destacou o secretário.

O presidente da FC&VB-RJ, Marco Navega, destaca que o evento é estratégico e visa a troca de experiências entre o setor público e o privado, além de permitir o conhecimento de novas propostas para alavancagem do turismo, em especial no interior do estado. "A ideia é realizar projetos para promoção do interior, calendário de eventos, formação de grupos de trabalho, encontros regionais, desenvolvimento de produtos e serviços e outras ações", frisou Navega.

A programação contou com painéis que desenvolveram habilidades em captação de recursos, fortalecimento de ações de promoção, destinos turísticos inteligentes, novas tecnologias a serviço do turismo e dos destinos, projetos para aumento de visitação turística, entre outros. O congresso tem apoio e parceria de entidades do trade turístico do estado e nacional como Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sebrae e Brasil C&VB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário