quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Fórum sobre Saúde Mental acontece na Cidade Universitária

2018-11-28 10:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
Evento será nesta quinta-feira (29), das 17h às 19h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará o primeiro Fórum sobre Saúde Mental da Cidade Universitária, em Macaé, quinta-feira (29), das 17h às 19h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A. O evento tem apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de promover o debate sobre a saúde mental no ambiente universitário.
O município conta com atendimento diário e gratuito no Programa de Saúde Mental, com acolhimento aos pacientes com sofrimento psíquico grave e também aos seus familiares, com gestão de investimentos nessa rede de atenção nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, Infantil e Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e também no Núcleo de Saúde Mental. As ações têm como base a Política Nacional de Saúde Mental, do Ministério da Saúde.

Além disso, a prefeitura apoia o projeto Mentes em Ação – Cinema em Debate, promovido pela UFRJ uma vez por mês, com discussões sobre temas da vida real a partir da exibição de filmes comentados com os participantes sobre pânico, ansiedade, fobias e outros transtornos psíquicos, tratamentos e direitos.

O primeiro Fórum de Saúde Mental da universidade contará com a participação de estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem e Obstetrícia, da UFRJ, que formam a Liga de Saúde Mental. O evento é uma iniciativa da Comissão de Assistência Estudantil e Saúde Mental do campus UFRJ-Macaé, junto com a professora Izabela Taveira que promoveu a Roda de Conversa SOS Universidade na última Semana de Integração Acadêmica.

A importância do evento é a participação dos interessados pelo tema para que possam ser desenvolvidas propostas coletivas que abranjam as demandas relacionadas à saúde mental de alunos, professores, servidores e também visitantes da Cidade Universitária.

"O Fórum de Saúde Mental é mais uma ação integrada entre docentes e discentes para procurar soluções acolhedoras em saúde mental na Cidade Universitária de Macaé, assim como mais um passo na construção de um ambiente sadio e fértil entre nós", disse o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICM/UFF-Macaé), Daniel Arruda Nascimento.

Dispositivos de Saúde Mental na rede pública municipal de Macaé

Núcleo de Saúde Mental - Rua das Laranjeiras, S/N - Imbetiba - 2759-9410;

Caps AD - Rua Tiradentes, 240 - Imbetiba - 2796-1295;

Caps Betinho - Rua Compositor Benedito Lacerda, 212 - Imbetiba - 2796-1374;

Capsi - Rua Francisco Portela, 239 - Centro - 2796-1352.

Nenhum comentário:

Postar um comentário