NOTÍCIA NO DETALHE
Dermatologista ministra palestra sobre câncer de pele na Terceira Idade
O médico ressaltou que alguns fatores podem aumentar o risco de contrair a doença, como exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente, na infância e adolescência
Por: Redação - Foto: Divulgação / Secretaria de Desenvolvimento Humano - 13/12/2021 - 18:18:37
“O câncer de pele é o mais comum no nosso país devido, principalmente, ao nosso clima”. A afirmação é do dermatologista Gustavo Amoy, durante palestra realizada, nesta segunda-feira (13), na Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré. A palestra faz parte da Campanha Dezembro Laranja, de prevenção e conscientização contra o câncer de pele. A Policlínica da Terceira Idade é um dos equipamentos da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
O médico ressaltou que alguns fatores podem aumentar o risco de contrair a doença, como exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente, na infância e adolescência, além de ter pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino, por exemplo. Gustavo Amoy ressaltou ainda a importância do autoexame e da Regra ABCDE.
“É muito importante também a Regra do ABCDE, de forma a ajudar as pessoas com o auto- exame. Na letra A, identifica a Assimetria; B Borda, C Cor, D Diâmetro e E Evolução, fatores que devem ser observados pelas pessoas no autoexame”, explica o dermatologista, ressaltando as características que devem ser observadas em lesões que possam surgir nas pessoas e que devem ser observadas e apresentadas durante consulta com dermatologista.
Gustavo Amoy também esclareceu dúvidas dos participantes e reforçou a necessidade dos participantes se prevenirem e compartilharem essas informações para os familiares evitando, assim, o câncer de pele, doença que acomete muitas pessoas, principalmente, os idosos. “É importante que todos vocês levem para suas famílias e amigos essas informações, já que a prevenção continua sendo o melhor remédio”, frisou o médico.
Na última sexta-feira (10), também dentro da campanha, as Ana Paula Almeida e Liana Almeida, ministraram palestra sobre o tema no Centro Dia do Idoso, em Guarus. “Ao longo do mês, estamos promovendo diversas ações sobre o tema. Queremos alertar a pessoa idosa, como também a todos, da importância da prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca a subsecretária Rosilani Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário