domingo, 26 de dezembro de 2021

 

Resolve RJ: Macaé terá agência de desenvolvimento econômico

2021-12-26 11:10:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos
O objetivo é atender empreendedores e empresários e resolver todas as questões referentes aos seus negócios em um único espaço físico

Por ser considerada uma das cidades mais importantes para a consolidação da economia no estado do Rio de Janeiro, Macaé foi escolhida para sediar a Agência de Desenvolvimento Econômico Regional - Resolve RJ. O objetivo é atender empreendedores e empresários, em um único espaço físico, para resolver todas as questões referentes aos seus negócios. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (23), durante visita do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, que se reuniu com o prefeito Welberth Rezende, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna e de Ambiente, Juninho Luna.

A agência terá o papel fundamental de articular os diversos atores para realizar o mapeamento de necessidades e oportunidades e promover uma agenda de ações estratégicas.

Na ocasião, foi realizada uma visita na futura sede da "Resolve RJ", localizada na região central do município. A unidade vai reunir aproximadamente 12 segmentos em uma única estrutura, como: a Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Fecomércio; Codin; AgeRio; Sebrae; Corpo de Bombeiros; entre outros.

De acordo com o secretário Vinícius Farah, a agência tem a proposta de consolidar a modernidade, a agilidade da máquina pública e a ferramenta da desburocratização.

"Serão 13 agências em todo o estado e uma das primeiras a ser inaugurada será a de Macaé, com previsão para início de março de 2022. Não tenho a menor dúvida que a instalação da Resolve RJ na cidade consolidará o desenvolvimento e a desburocratização que hoje é, para nós do estado, algo tão importante quanto às questões de incentivo e legislação", destacou Vinicius Farah.

Segundo informações do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, a agência é um grande ganho para o município. "A unidade vai contemplar aquilo que a gente já pratica aqui no município, como política pública, que é a Casa do Empreendedor. Muitos serviços serão oferecidos em um único lugar, concretizando, desta forma, um canal direto entre estado e município", ressaltou Rodrigo.

O secretário Vinicius Farah também explicou que a agência será uma espécie de um "Poupa Tempo" para quem quer empreender: "Quem tiver interesse em montar seu negócio, desde uma gigante multinacional ou até mesmo um empreendedor individual com sua carrocinha de cachorro quente, poderá, num mesmo espaço, encontrar todas as soluções necessárias para dar início ao projeto", disse Farah.

O secretário ainda pontuou que Macaé foi escolhida devido ao contexto atual, por ser uma das cidades mais importantes na aposta do governo para a consolidação da economia. Através de um mapeamento, segundo Vinicius Farah, essa realidade está clara. “O prefeito,Welberth Rezende, com sua equipe, tem feito uma gestão moderna, agressiva, com o foco de recuperar Macaé para se tornar um polo fundamental e importantíssimo na economia do estado”. Farah ainda citou as termelétricas como uma grande aposta, não só na solução do gás, mas também no reaquecimento desse setor; e frisou a questão dos investimentos da Petrobras, que deverão ultrapassar 70 bilhões nos próximos três ou quatro anos.

Também participaram do encontro o secretário adjunto de Políticas Energéticas, Thiago Rocha Gomes; o superintendente de Óleo e Gás para o Norte, Noroeste Fluminense e Região dos Lagos, Glauco Lopes, além de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário