Escola Paulo Freire lança jornal como estratégia de comunicação
Cada vez mais unidades municipais estão inovando em estratégias para mobilizar a comunidade escolar, o que tem facilitado a comunicação dos espaços escolares com estudantes, familiares e moradores das proximidades das escolas municipais. No Lagomar, a Escola Municipal Paulo Freire criou um jornal da unidade, com informações sobre ações e projetos da escola que são desenvolvidos em prol dos estudantes e familiares.
Com edição quinzenal, o jornal apresenta dicas e atividades específicas como aula na sala de robótica, aulas de ballet e reforço para estudantes, reuniões com pais e responsáveis, projeto Africanidade, manutenção da unidade e visita ao comércio, além do projeto Correios, que envolve estudantes na produção de cartas.
A escola Paulo Freire atende cerca de 1 mil alunos do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo as diretoras Simone Carvalho (geral) e Carla Tatiana Vidal (adjunta), o informativo veio para contribuir com as informações repassadas nas redes sociais da escola e grupos de WhatsApp. “A comunicação é primordial no ambiente escolar. O jornal é mais uma estratégia de aproximação com a comunidade escolar. Os alunos e familiares podem acompanhar com mais atenção a rotina da escola”, observa. Ela lembra que a proposta da unidade é que em futuras edições, os estudantes também participem da elaboração do informativo.
A disponibilização do informativo não só aguçou a curiosidade dos alunos, mas o gosto pela leitura e escrita. “Gostamos do jornal. Queremos também ajudar com fotos e as novidades da escola”, contam as estudantes Franciele Vieira e Mirela Pereira.
Produzido pela professora orientadora Laurimar da Silva Viana Moraes que segue o lema da escola “Juntos por uma educação de qualidade”, a iniciativa visa incentivar alunos e professores. “Estamos felizes com a motivação de toda comunidade escolar diante do informativo”, pontua. Vale lembrar que outras unidades municipais estão desenvolvendo projetos específicos voltados para a produção textual, para despertar habilidades e competências dos alunos.
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