UFRJ reafirma necessidade de manter cuidados contra a Covid-19
O Grande Expediente da sessão desta terça-feira (7) da Câmara de Macaé teve um momento comovente. Foi quando o decano do Centro Multidisciplinar da UFRJ, professor Irnak Barbosa, convidado a falar aos parlamentares sobre a universidade, lembrou: “Minha mãe, tinha recebido duas doses da vacina e tomado todos os cuidados por conta das comorbidades preexistentes. Mesmo assim, acabou morrendo de Covid-19 em outubro”.
Ele estava respondendo à pergunta de Reginaldo do Hospital (Cidadania), autor do convite, sobre os cuidados que ainda devemos ter com a pandemia. Irnak alertou para a necessidade do uso de máscara e desestimulou aglomerações no Natal, Ano Novo e Carnaval. A instituição contribuiu para que o município tivesse um dos menores índices de mortes no estado.
Segundo o médico, o sistema de vacinação no Brasil está tendo sucesso graças ao SUS. “Foi uma conquista da Constituição de 1988 que possibilitou que fizéssemos o dever de casa contra a Covid. No entanto, com a variação ômicron, não podemos entrar em euforia”.
Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), Rodrigo da Fonseca também foi convidado e fez um relato sobre o desenvolvimento de testagens e adequações no covidímetro, que ajudaram no combate ao corovírus. “A UFRJ foi pioneira no desenvolvimento do teste e o Nupem logo começou a aplicar, em parceria com a prefeitura e outras instituições”.
Excelência acadêmica e demandas
Os professores falaram acerca da excelência dos cursos de graduação e pós-graduação, e de necessidades como a do Restaurante Universitário e de recursos para pesquisas que possam transformar a cidade num grande polo de desenvolvimento científico. Iza Vicente (Rede) e Guto Garcia (PDT) mencionaram emendas impositivas destinadas ao campus.
Guto reivindicou a implantação de um curso de mestrado em Educação. “Não há em entidades públicas ou particulares em toda a região”. Irnak respondeu positivamente. O presidente Cesinha (Pros) garantiu o apoio do Legislativo quanto a recursos para a universidade. “Estamos prontos a analisar leis que possam contribuir”.
Jornalista: Marcello Riella Benites
Nenhum comentário:
Postar um comentário