quinta-feira, 23 de maio de 2019

Câmara Municipal sedia Seminário de Memória e Patrimônio Cultural

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Casa de Cultura é uma das unidades que podem constituir o patrimônio cultural da Cidade
Publicada em: 20 de Maio de 2019 - 17h15Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Rio das Ostras realiza na sexta-feira e no sábado, 24 e 25, na Câmara Municipal, o Seminário de Memória e Patrimônio Cultural com o tema “Raízes da Nossa Identidade”. No primeiro dia, depois da abertura oficial, marcada para às 19h, será ministrada a palestra “A Valoração do Patrimônio Simbólico no Brasil” por Jeanne Crespo, da Superintendência do Iphan do Rio de Janeiro. O Seminário é uma iniciativa do Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura.
A programação continua no sábado, a partir das 9h, com momentos de diálogo e apresentação de patrimônios já identificados em Rio das Ostras e de vídeos. Em preparação ao Seminário, foram realizadas uma série de reuniões sobre o tema, possibilitando troca de informações com diferentes instituições e órgãos públicos, entre esses a Universidade Federal Fluminense, secretarias de Educação, Esporte e Lazer, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas.
“Com o Seminário, queremos promover um grande resgate da memória de toda a Cidade. Acreditamos que assim os moradores poderão valorizar e ajudar a cuidar do nosso patrimônio”, explica a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.
Segundo a especialista Rita de Almeida, que integra o Setorial Memória e Patrimônio do Conselho Municipal de Cultura, o Seminário é a culminância de um processo que envolveu uma série de encontros e diálogos. E será também um ponto de partida para a construção participativa da Política Pública de Preservação dos Patrimônios Simbólicos do Município.
“Assim como é imprescindível haver leis como o Plano Diretor e o Código de Posturas e Obras, que organizam e regulam o desenvolvimento, é necessário proteger o que possui significado legítimo para as populações locais”, explica Rita de Almeida. Ela lembra que os patrimônios natural e cultural, material e imaterial, devem ser valorizados e protegidos por todos.
A Câmara Municipal de Rio das Ostras fica na Praça Papa João Paulo II, em Verdes Mares. Na sexta, o evento começa às 19h. Já no sábado, a programação será das 9h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário