terça-feira, 28 de maio de 2019

Último fim de semana de maio foi recheado de atividades na Cidade

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Com o tema “Raízes da Nossa Identidade”, o Seminário de Memória e Patrimônio Cultural teve diversas palestras e conversas sobre a preservação dos patrimônios simbólicos no Brasil.
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A moto ganhou aparatos para auxiliar no socorro como sirenes, giroscópio e um baú para carregar pequenas ferramentas de resgate 
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O evento Dançando na Praça foi gratuito e destinado a todas as idades
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Equipe de gravação da Divisão Sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia esteve em Rio das Ostras para filmar a reconstituição do salvamento
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O objetivo do Simulado de Triathlon foi apresentar o esporte de forma tranquila para os atletas que tinham interesse.
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A Conferência dos Direitos dos Idosos teve o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”
Publicada em: 27 de Maio de 2019 - 17h53Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
No sábado, 25, o dia começou com a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso no Colégio América Abdalla. O evento, que se estendeu durante todo o dia, teve o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O encontro contou com apresentações culturais, palestras e diversas atividades ao longo do dia.
Ainda pela manhã foram realizadas palestras sobre Direitos Fundamentais na Construção das Políticas Públicas e a Educação: Assegurando direitos e emancipação humana, com Ana Alicia Azevedo Couto, psicóloga e coordenadora do programa Saúde do Idoso da Prefeitura de Rio das Ostras. E a palestra com o tema “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, com Giselle Leão de Oliveira, assistente social e gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
Além das palestras, houve apresentação dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, referenciado nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. As atividades foram divididas em quatros eixos com os seguintes temas de discussões: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.
Seminário de Memória – O evento, que começou na sexta, 24, teve continuação no sábado, 25, na Câmara Municipal. Com o tema “Raízes da Nossa Identidade”, o Seminário de Memória e Patrimônio Cultural contou com diversas palestras e conversas sobre a preservação dos patrimônios simbólicos no Brasil.
Para realização do Seminário, foram promovidas reuniões prévias sobre o tema, possibilitando troca de informações com diferentes instituições e órgãos públicos, entre esses a Universidade Federal Fluminense (UFF), Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas. O Seminário é uma iniciativa do Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura.
A Comissão Organizadora do Seminário fez o primeiro balanço do processo até o momento e concluiu que o evento foi um sucesso.  Durante o seminário formaram seis grupos de categorias de patrimônio que vão se encontrar no dia 23 de julho, às 19h, no auditório da Fundação Rio das Ostras de Cultura, para formalização das propostas.
Entrega de Moto – Na tarde de sábado, membros do Motoclube  Ostradeiros entregaram uma moto reformada para a equipe de Resgate do Pronto Socorro. A moto ganhou aparatos para auxiliar no socorro como sirenes, giroscópio e um baú para carregar pequenas ferramentas de resgate.
A entrega da moto ocorreu na sede do motoclube e contou com a presença da equipe de Resgate do Pronto Socorro e com membros do Ostradeiros.
Dançando na Praça – O projeto “Dançando na Praça” se apresentou na tarde do sábado, 25, na Praça José Pereira Câmara, no centro. O evento foi gratuito e destinado a todas as idades. O evento  é uma realização da Sandra Medeiros Escola de Dança e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
Reconstituição do Afogamento – Pela manhã do domingo, 26, a equipe de gravação da Divisão Sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia esteve em Rio das Ostras para filmar a reconstituição do salvamento de Paulo Matheus, vítima de afogamento na Lagoa de Iriri.
Em novembro de 2018, Paulo se afogou em Rio das Ostras e foi salvo pelos guarda-vidas Floriano, Palma e Vidal. Segundo os guardas, Paulo permaneceu entra 9 e 15 minutos debaixo d’agua, voltando a vida após o atendimento. Ele permaneceu em coma e se recuperou sem sequelas do acidente.
2º Simulado de Triathlon – Também no domingo, a Escola do Mar realizou o 2º simulado de Triathlon na Praia da Tartaruga. O objetivo foi apresentar o esporte de forma tranquila para os atletas que tinham interesse.
O Triathlon é uma modalidade que reúne natação, ciclismo e corrida em um circuito estimulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário