As turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – desenvolveram o trabalho “Da célula à arte”, pinturas em tela inspiradas em imagens de lâminas de tecidos do corpo humano.
A atividade foi desenvolvida nas aulas de Ciências e Artes, sob orientação dos professores Maycon Granados e Ricardo Delucia. Antes de realizarem a confecção dos quadros, os alunos estudaram as principais características dos diversos tecidos que compõem o corpo humano, com observação no microscópio.
As pinturas viraram uma exposição que pode ser observada por todos os alunos e funcionários da escola. De acordo com o professor Maycon Granados, o principal objetivo da atividade foi estimular o aprendizado de forma coletiva e interdisciplinar, tornando o aluno produtor do conhecimento e responsável pela ressignificação do conteúdo.
“Muitos alunos ficaram deslumbrados com o que foi observado ao microscópio, pois as imagens eram verdadeiras obras de arte. As características particulares de cada tecido foram utilizadas como referência na expressão artística apresentada. A atividade durou cinco aulas e foi notável o entusiasmo dos alunos durante todo o processo.”, disse Maycon.
Texto: Moira Paula
Fotografia: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana